
Contemplado por edital de fomento da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), com recursos do Fundo Municipal de Cultura, o projeto inclui uma mostra com 30 fotografias coloridas em suporte de tecido sintético, revelando o universo da renda no município. As imagens registram a beleza dos produtos, o ambiente de trabalho e a tradição familiar herdada dos imigrantes açorianos que chegaram à Ilha de Santa Catarina, no século 18. Também está prevista a criação de um blog sobre o tema.
Mapeamento cultural

Após essa etapa, a dupla continuou visitando comunidades na Ilha e região continental registrando o cotidiano de artesãs que mantêm essa tradição passada de mãe para filha há mais de dois séculos. A pesquisa incluiu as fases de produção, começando pela coleta da matéria-prima, passando pelo processo de recorte e conservação dos piques (moldes de papelão que dão formato à renda), até a escolha do tecido para confecção das almofadas e a construção dos caixotes que apoiam os cilindros feitos de pano.
Nas andanças pelo interior da Ilha, Jone e Mena ouviram relatos e conheceram cantorias, crenças e histórias de vida de mulheres e homens envolvidos nas tramas da tradição. O trabalho masculino mostrou-se fundamental na manutenção da atividade artesanal, seja construindo os caixotes, coletando a madeira, ou torneando os bilros que prendem os fios de linha. E, agora, também ajudando na confecção dos produtos.

Além de propiciar a exposição fotográfica no Casarão das Rendeiras, parte da pesquisa será divulgada no livro Rendeiras, assinado por Jone Cezar de Araújo e Mena Wendhausen. A obra, que será lançada em breve com o selo da Fundação Franklin Cascaes Publicações, faz um minucioso registro etnográfico e iconográfico desse artesanato de tradição cultural que é um patrimônio imaterial da cidade.
Serviço:
O Quê: Exposição “Renda de Bilro de Florianópolis”
Quando: quinta-feira (20/12) – 20h
Visitação até 20 de janeiro de 2013
Onde: Centro Cultural Bento Silvério /Casarão das Rendeiras
(Centro de Referência da Renda de Bilro de Florianópolis)
Praça Bento Silvério – Lagoa da Conceição
Quanto: gratuito
Nenhum comentário:
Postar um comentário