terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Balneário Camboriú ocupa o 10º lugar na lista das melhores cidades catarinenses

Novo índice da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), com estudo sobre a realidade socioeconômica dos 5.564 municípios brasileiros, coloca Balneário Camboriú em posição privilegiada no ranking das melhores cidades. É a 10ª das que mais se desenvolveram em Santa Catarina nos últimos dois anos. No cenário nacional ocupa o 150º lugar.  O prefeito Edson Piriquito explica que este resultado atesta que o trabalho desenvolvido no município "contribui para o crescimento socioeconômico, porque é da boa infraestrutura que surgem os índices que colocam Balneário Camboriú em posição tão importante no Estado e no Brasil". A pesquisa considera estatísticas oficiais dos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
No critério adotado no estudo da Firjan, Balneário Camboriú acumulou nos últimos dois anos números que levaram a cidade a um alto desenvolvimento, especialmente em saúde (0,9444) e educação (0,8302). Este mesmo critério registra para a área de emprego e renda crescimento moderado (0,7551). O índice varia de zero (mínimo) a um (máximo) e determina a classificação em quatro categorias: baixo, regular, moderado e alto.

Balneário Camboriú tem porte médio, com população fixa de 108 mil habitantes. Mas na temporada de verão, habitantes fixos e flutuantes atingem a casa de um milhão de pessoas. A prefeitura investe, em larga escala, em infraestrutura urbana com projetos que vão do setor educacional com ampliação de escolas, núcleos de educação infantil e ginásios para a prática esportiva, à saúde, e ainda em macrodrenagem e reengenharia do sistema viário.  O prefeito explica que "tem ampliado o raio de ação com gerenciamento eficaz do orçamento para a sustentabilidade". Ele também ressalta que investiu na balneabilidade porque a cidade tem definitivamente vocação para o turismo, mas observou que mantém "foco na educação e saúde, além de assuntos pertinentes como acessibilidade, humanização, segurança no trânsito e mobilidade", concluiu.
Confira os gráficos em: http://www.firjan.org.br/ifdm/consulta-ao-indice/consulta-ao-indice-grafico.htm?UF=SC&IdCidade=420200&Indicador=1&Ano=2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário