segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

DICAS DE TURISMO

* Airson Soares da Rosa

Felipão 2012

A Diretoria do Sindicato dos Bancários de Brasília vem a público manifestar seu mais veemente repúdio às declarações feitas pelo senhor Luiz Felipe Scolari, em sua primeira entrevista coletiva no retorno ao cargo de técnico da seleção brasileira, às quais colocam em dúvida a idoneidade e a conduta dos bancários do Banco do Brasil, o que demonstra sua capacidade de respeitar “o outro”, sua falta de habilidade no relacionamento com pessoas e seu desprezo com profissionais comprometidos e altamente capacitados, atingindo inclusive seus familiares. O Sindicato também repudia a forma pejorativa como o episódio foi tratado por algumas pessoas, repercutindo e ampliando este lamentável fato.
A declaração - desrespeitosa, preconceituosa e infeliz - foi feita na Sede da CBF nesta quinta- feira (29/11/2012) e replicada por jornais e blogs. Com a frase “Se não tiver pressão para quem joga futebol é melhor trabalhar no Banco do Brasil, ali na esquina, sentar no escritório e não fazer nada”, o senhor Scolari ataca a honra de mais de 114 mil funcionários expondo-os ao ridículo perante os 57 milhões de clientes em mais de cinco mil agências do banco no país.
Esses trabalhadores sempre participaram dos momentos mais importantes do processo de desenvolvimento econômico nacional, inclusive na espera municipal, fazendo o Banco do Brasil ser reconhecido como a maior instituição financeira pública do país. Enquanto cidadãos, sempre tomaram a iniciativa de apresentar para a sociedade um projeto alternativo de Sistema Financeiro. Em campanhas salariais, denunciam o abuso dos bancos e reivindicam redução de juros e tarifas, mais contratações e melhor atendimento aos clientes de todos os bancos.
Causa-nos repúdio que uma figura que, para muitos, ocupa o cargo mais importante depois da presidência da República, fuja aos princípios éticos que devem nortear qualquer ação de um ente público e utilize os microfones para atingir a imagem de cidadãos e cidadãs com afirmações infundadas.
Ao contrário do que o senhor Scolari pensa e fala, os bancários do BB produzem e muito, independentemente de trabalharem num agência ou num escritório.Eles pertencem a uma categoria e não possuem nenhuma regalia,seus benefícios e condições de trabalho são frutos de lutas históricas. Os empregados em bancos são controlados, a cada minuto, para atingirem metas abusivas, tanto da venda de produtos quanto da prestação de serviços internos e externos. Não é por acaso que esta categoria está classificada entre as mais estressantes. O numero de trabalhadores que tomam remédio controlado e o de afastados diagnosticados com doenças físicas e psíquicas só confirma essa realidade, desmentindo, portanto, a afirmação leviana do incauto. O processo de trabalho dos bancários foi decomposto e informatizado, terceirizado ou transferido para correspondentes bancários, acarretando uma pressão cotidiana sobre os postos de trabalhos do setor. Menosprezar o trabalho dos outros para querer sensibilizar seus liderados ou familiares sempre será uma péssima escolha.
Eduardo Araújo de Souza - Presidente em Exercício do Sindicato dos Bancários de Brasília.

Também a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf - CUT) repudia a declaração do técnico Luiz Felipe Scolari sobre o trabalho dos Bancários do Banco do Brasil, feita na entrevista coletiva desta quinta feira 29/11/2012, no Rio de Janeiro, ao reassumir a posto de treinador da Seleção Brasileira. Ao afirmar que “SE NÃO TIVER PRESSÃO vai trabalhar no Banco do Brasil, senta no escritório e não faz nada”, Felipão não apenas desrespeita os trabalhadores bancários, como demonstra total desconhecimento sobre a realidade do trabalho no sistema financeiro nacional. Cerca de 1,2 mil bancários são afastados mensalmente por razões de saúde, vítimas do assédio moral e da pressão violenta para que cumpram as metas abusivas de produção e vendas impostas pelas instituições financeiras, inclusive o Banco do Brasil. Luiz Felipe Scolari começou mal como novo técnico da Seleção Brasileira. Esperamos que ele não esteja desatualizado sobre futebol, quanto está sobre as relações de trabalho nos bancos.
Carlos Cordeiro
Presidente Da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro. Fonte Contraf-CUT.

Com essas declarações infelizes do “folclórico Felipão”, que sagrou-se campeão como treinador pelo Criciúma Esporte Clube em 1991(Copa do Brasil), o Turismo Desportivo sai fortalecido, pois muitas pautas serão discutidas pelos nossos colegas do BB, que integram uma categoria, que goza de bom conceito e crédito em todos os sentidos. Doravante, os passos do senhor Scolari terão o Rito da Lei do Talião: “Dente por dente, olho por olho”! Isto não tenham dúvidas!

PIT STOP

*O saudoso campositor e cantor Carlos Ernesto Ramos Lacombe poderá ter o seu sonho concretizado. O hino do Criciúma Esporte Clube, de sua autoria, agora em poder do Departanento de Marketing (partitura, disco, letra, documentos originais, etc), nas mãos do diretor Cláudio Gomes para o reconhecimento (registro oficial). A entrega foi feita por sua companheira Jane Lacombe, atendendo o último pedido do “nosso Carlinhos Lacombe”. Salve o Criciúma e os heróis do passado. Registrar é preciso!

*No Turismo brasileiro, eles gozam de bom conceito e crédito. Na foto em Belém do Pará (Famtour), os nossos colegas jornalistas especializados em Turismo.Valdez Maranhão, que em Belo Horizonte exibe sua famosa Feijoada do Maranhão e Léa Zacheu, sempre dominando revistas e receptivo em São Luiz do Maranhão. Boas Festas e Feliz 2013, amigos!

*Os próximos congressos da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo agendados para Palmas -Tocantins em 2013, e João Pessoa - Paraíba em 2014, os seus Estados já estão com os orçamentos garantidos. Afirmações feitas pelos associados: Belmiro Gregório (TO) e Rogério Almeida(PB). Com relação às reuniões do Conselho Nacional, também Maceió - Alagoas, confirmou o encontro em março de 2013, através do presidente Flávio Cavalcanti Gomes de Barros. Também Santa Catarina candidatou-se para receber os conselheiros no segundo semestre de 2013, segundo afirmações do presidente Alberto Gonçalves de Souza. Parabéns ao presidente Hélcio Estrella, cuja estrela continua brilhando! Muita Paz a todos!
 
*No Turismo Político, no Sul do Estado de Santa Catarina serão ainda escolhidos por voto direto no dia três de março de 2013 os prefeitos municipais para os Municípios de Criciúma (200 mil habitantes) e o novo município de Balneário Rincão (11 mil habitantes), que foi desmembrado de Içara (SC). Tudo isso em decorrência de novas eleições (TRE-SC).

* A BR-101 somente em 2017 acontecerá a conclusão do trecho Sul de Santa Catarina. Nessa demora serão concluídos os túneis do Morro dos Cavalos e Formigão, além da ponte estaiada Anita Garibaldi em Cabeçudas - Laguna.Viva!
 
*Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
http://nossojornalsc.blogspot.com
http://turismoedestinos.blogspot.com
www.abrajetsc.com.br
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário