quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Governadores assinam o Pacto pelo Desenvolvimento do Turismo

Ministério do Turismo empenha R$ 305 milhões para 16 estados na primeira etapa de repasses

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, assinou nesta terça-feira (4) a primeira etapa do Pacto pelo Desenvolvimento do Turismo com governadores beneficiados pelo empenho de R$ 305 milhões para obras de infraestrutura turística. Os signatários do documento firmam o compromisso de incluir o setor na lista de prioridades. Na primeira etapa de repasses, serão beneficiados 16 estados, cujos projetos estavam prontos para serem empenhados. Os demais estados deverão ser incluídos na segunda etapa do pacto, a ser realizada em 2013.
O documento assinado por representantes do governo federal e governos estaduais apresenta as perspectivas abertas no turismo com a inclusão de milhões de brasileiros na classe média e com a proximidade dos megaeventos como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo da FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. O pacto destaca também o potencial do setor para responder de maneira rápida e eficaz aos efeitos da crise mundial no Brasil. Clique aqui para ter acesso à integra do Pacto pelo Desenvolvimento do Turismo assinado nesta terça-feira (4). “Com o pacto do turismo cristalizamos a gestão participativa no segmento e invertemos o fluxo de demandas. Trabalhamos em conjunto com os estados e municípios para traçar estratégias, definir prioridades e, com isso, otimizar a utilização dos nossos recursos”, explicou Gastão Vieira. O ministro ressaltou a importância dos estados e municípios apresentarem a documentação necessária para serem beneficiados com o pacto nas etapas seguintes.
Para o governador do Ceará, Cid Gomes, a iniciativa do MTur ajuda os estados a perceberem a importância do setor. “Nacionalmente, o turismo responde por 3,7% do PIB, mas em alguns lugares, como o Ceará, por exemplo, a participação é de 11% aproximadamente. Temos um enorme potencial a ser desenvolvido”, afirmou ele.
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, disse que a ação conjunta do governo federal representa um avanço no aproveitamento do potencial turístico nacional. “É um importante passo para mostrarmos ao mundo as nossas riquezas e as diversidades do nosso país diante do calendário intenso que teremos com a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016”, afirmou.
Gestão
Durante a solenidade de assinatura do pacto, o ministro Gastão Vieira apresentou o Sistema de Acompanhamento dos Contratos de Repasse (Siacor), criado para monitorar o andamento dos processos em trâmite na Caixa Econômica Federal (CEF) com apoio do ministério. A Agenda de Competitividade do Turismo, outra ferramenta da pasta, também foi apresentada. Ela mostra o andamento dos pleitos apresentados pela cadeia produtiva. “São instrumentos que garantem transparência e facilitam a gestão”, explicou Gastão Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário