domingo, 23 de dezembro de 2012

O Brasil preferido dos brasileiros: Os 10 destinos mais visitados no país pelos nossos turistas nos últimos anos


Nem todo brasileiro viaja para Miami nas férias. Para orgulho nacional, os destinos mais procurados por turistas da nossa terrinha, segundo o Ministério do Turismo, continuam sendo aqui mesmo, no Brasil, e nós vamos contar para você quais foram os dez destinos mais disputados por brasileiros nos últimos tempos. Na foto, labirinto na Praia de Morro Branco em Beberibe, próximo a Fortaleza.
Belo Horizonte
 
Belo Horizonte é uma cidade em franco crescimento e figura entre as 100 melhores do mundo em qualidade de vida. Seus atrativos turísticos ganharam destaque com obras do arquiteto Oscar Niemeyer, a maior parte delas na região da Pampulha (na foto). De ‘Beagá’, os turistas podem migrar para outros pontos interessantes, como as grutas da Lapinha (a 53 quilômetros), Maquiné (a 150 quilômetros) e a Rei do Mato (a 62 quilômetros). Na foto, o Mineirinho.
 
Florianópolis
 
Até quem mora em São José – município do lado continental da ponte Hercílio Luz (na foto) – passa as férias em Florianópolis. As praias mais procuradas, como Jurerê Internacional, se destacam pelos 'beach lounges'. Se você está atrás de sossego, aposte na praia de Daniela, Galheta (leste da ilha) e Lagoinha do Leste.
 
Curitiba
 
Ocupando o oitavo no lugar na lista dos dez destinos mais visitados por turistas brasileiros está a linda e verde Curitiba. Envolver-se em atividades culturais está no sangue de quem nasce aqui e o que não falta são bosques, parques e centros de cultura promovendo uma contação de história aqui ou um espetáculo musical ali. A cidade também conta com muita cobertura verde e os diversos parques às vezes são subaproveitados pelo clima, que nem sempre colabora.
 
Natal
 
Em Natal come-se muito bem, mas esse não é o único ponto forte da cidade. Ela também é especialista em organizar passeios lindos em apenas um dia, como os feitos com buggy para a lagoa de Genipabu, no norte, Cajueiro, Praia da Pipa, Maracajaú e para as transparentes piscinas naturais. Na foto, Ponta Negra, a praia mais animada da cidade. A Lagoa Genipabu, um dos destinos dos passeios oferecidos em Natal.
 
Recife
 
Recife pode ser movimentada, mas tem ares intimistas e convidativos. As distâncias são curtas e a cidade é colada à encantadora Olinda. Por ter muitos canais e pontes, Recife é apelidada de ‘Veneza brasileira’. Comparações à parte, os rios realmente emprestam um charme especial à cidade. O carnaval de rua ali é um dos mais populares do Brasil e é embalado pelo frevo e o maracatu.
Brasília
 
O grande encanto de Brasília é ser o resultado de um planejamento ousado. Construída a partir das ideias do ex-Presidente da República Juscelino Kubitschek, do plano piloto de Lúcio Costa e das obras de Oscar Niemeyer, que garantiu ares modernosos à cidade, Brasília é interessantíssima do início ao fim – sim, de acordo com o plano em forma de cruz, ela tem começo, meio e fim bem demarcados. As atrações turísticas de Brasília ficam por conta dos palácios, quase todos abertos à visitação. Na foto, Esplanada dos Ministérios.
 
Fortaleza
 
Fortaleza é o destino ideal para quem procura festa, agito, axé e forró. A animação da capital cearense vem dos inúmeros bares e quiosques, shows de humor e de música da Praia do Futuro e das barracas da Feirinha da Beira-Mar em Meireles. Se quiser mais beleza e um pouco de sossego, siga para Canoa Quebrada, a 166 quilômetros de Fortaleza.
Salvador
 
Assista a apenas um por do sol no Farol da Barra e você vai entender por que a medalha de bronze vai para Salvador. A cidade, recheada de encantos naturais, é também uma aula de história a céu aberto, muito bem resumida no Centro Histórico, o Pelourinho – lindo, mas não muito seguro para os turistas mais distraídos. De Salvador, é possível seguir para outros paraísos como o Morro de São Paulo, Praia do Forte e Imbassaí, onde o rio encontra o mar. Na foto, o Pelourinho.
 
Rio de Janeiro
 
“O Rio de Janeiro continua lindo” – e tanto os brasileiros sabem disso, que a cidade ocupa o segundo lugar dos destinos mais visitados no país. Ali não é difícil de se localizar – ou é morro ou é mar. A zona sul e o centro são percorríveis a pé e a Feira Rio Antigo, que acontece todo primeiro sábado do mês, reserva peças de decoração descoladas a preços honestos. Não se deixe levar apenas pelas lindas praias; os parques do Rio também são ótimos programas.
 
São Paulo
 
Para quem apostou em São Paulo como o preferido dos turistas brasileiros, acertou. E a metrópole não recebe somente homens e mulheres de negócios; ela também é pólo cultural efervescente e continua sendo palco dos principais shows, feiras e eventos do país. Segundo uma pesquisa encomendada pela Prefeitura de Londres em 2012, São Paulo aparece como uma das 12 capitais culturais do mundo. Na foto, ponte estaiada Octávio Frias de Oliveira sobre o Rio Pinheiros.
 
Mais sobre o que acontece em São Paulo: timeout.com.br. (Fonte: http://viagem.br.msn.com/o-brasil-preferido-dos-brasileiros-1#image=23)

Nenhum comentário:

Postar um comentário