terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Mais de 30 mil pessoas passaram pelo Parque Natural Raimundo Malta, em Balneário Camboriú, no ano de 2012

Com a proposta de criar um espaço apropriado para o contato da população com a natureza o Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta recebeu este ano um total de 34.334 visitas. Com 172.625 quilômetros quadrados o local mantém 69 espécies de flora, 31 de fauna e 39 de ervas medicinais distribuídas entre a Mata Atlântica e o Mangue.
Criado em 1993, o parque é casa de espécies de plantas em extinção como a Palmiteira jussara e Samambaia açu, além da Figueira, considerada a mais antiga com cerca de 600 anos. Atualmente recebe visitas diárias de turistas e moradores, tendo também as monitoradas, com estudantes da educação infantil, ensinos fundamentais e médios, universitários e grupos da terceira idade.
Nereu Laurindo, 70 anos, conta que caminha pelas trilhas do lugar diariamente. Para ele o local é uma riqueza do município e uma ótima programação para passeio e lazer. “Ando pelas trilhas com ar puro, não tem chaminés para poluir e ainda quando preciso tenho acesso aos remédios medicinais. Esse é o melhor parque de Santa Catarina”, garantiu.
O espaço é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Semam), que dirige projetos ambientais como o Terra Limpa, que consiste em trabalhos de conscientização nas escolas e núcleos infantis do município. No projeto os alunos visitam as trilhas e o labirinto enquanto recebem orientações dos cuidados que devem ter com o meio ambiente e também com o Rio Camboriú, considerado de extrema importância para o município e que faz limite com uma das trilhas. Para as atividades em classes é entregue uma folha de atividades e jogos da memória com figuras de animais.

A reciclagem de papéis é feita em um local disponibilizado ao Ambiarte, iniciativa que recebe restos de folhas sulfites das escolas e secretarias municipais para transformá-las em novos papéis utilizados para artesanato, convites, painéis, entre outros. Cerca de 180 telas são utilizadas cada vez que o material é produzido. Já o Ecoarte trabalha a reutilização dos materiais recicláveis, reuniões bimestrais são feitas com pedagogas das creches da cidade para passar novas ideias que podem ser feitas e trabalhadas em sala.
A secretária da Semam, Nena Amorim, garante que “todas as atividades são direcionadas para a conscientização dos nossos visitantes e da comunidade em geral”. Nena lembra que todas as instituições de ensino recebem recipientes para colher pilhas e óleos já utilizados para dar o destino correto a eles e que todo o percurso do parque conta com latas de lixo. “Além de uma opção de lazer o parque é um ensinamento a todos, aqui podem acompanhar todo o processo do meio ambiente e muitas vezes isso os ajuda na sua conscientização e mudanças de hábitos”.
As visitas podem ser feitas todos os dias, inclusive finais de semana, das 13h às 17h e a entrada é gratuita. O parque localiza-se ao final da Rua Angelina, s/n, no bairro dos Municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário