sexta-feira, 6 de julho de 2012

Nova Petrópolis pode ter uma cooperativa de turismo

Grupo está discutindo a sua implantação e o seu objetivo

 Nova Petrópolis deu um passo para a implantação de uma cooperativa de turismo. Cerca de vinte pessoas do setor público, privado e comunidade com interesse no setor turístico se reuniram para discutir a importância e a vantagem de uma cooperativa voltada ao setor.
Para falar sobre a constituição de uma cooperativa, Daniel Jardim, presidente da Construcia, uma cooperativa voltada a construção civil, explicou rapidamente de como surgiu o cooperativismo, os passos para a formação da cooperativa e as suas vantagens. "Vamos criar uma única empresa, neste caso uma cooperativa, para atender as necessidades de todos. Teremos uma única despesa, mas que irá beneficiar a todos", disse ele.
Entre as proposições discutidas estão:
· Criar infraestrutura adequada para prestar serviços turísticos e comercializar tais serviços;
· Elaborar, montar e executar roteiros turísticos;
· Organizar e capacitar profissionais de turismo, especializados nos objetos da cooperativa;
· Organizar e viabilizar viagens turísticas;
· Prestar consultoria e auditoria na área de turismo;
· Elaborar, montar e executar eventos turísticos;
· Prestar cursos na área dos objetivos da cooperativa.
A maior discussão girou em torno da regulamentação da contratação da mão de obra com a busca pela qualificação das pessoas, a regularizar os serviços de turismo e a legalização tributária. "O turismo é o setor mais diversificado do mundo e o que precisamos é agregar todas estas atividades", enfatizou Terezinha Haas. Após esta primeira discussão, o grupo irá se reunir novamente, no dia 10 de julho, para discutir melhor os pontos levantados e formar a comissão. "A tarefa será avaliar e pensar sobre os pontos abordados para discutir mais aprofundadamente no próximo encontro. Demais pessoas interessadas em participar deste processo, podem se fazer presentes na próxima reunião", disse Juliana Gürtler. Para a próxima reunião, o grupo verificará a possibilidade de trazer um representante da OCERGS e um contador para sanar mais dúvidas do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário