sábado, 21 de julho de 2012

Casa do Escultor é reaberta em Pomerode

Após quase um ano de portas fechadas, o Museu Casa do Escultor Ervin Curt Teichmann foi reaberto ao público. O espaço, localizado próximo ao Portal Turístico Sul, passa a atender visitantes de terça a domingo, das 13h às 17h. O ingresso é de R$10,00 com meia-entrada para estudantes, idosos e portadores de necessidades especiais. O museu está estabelecido na residência em que o artista homônimo viveu, até o ano de 1992, quando faleceu, aos 85 anos. A casa foi projetada pelo próprio Teichmann e edificada em 1950. Após sua morte, a família destinou algumas salas do andar térreo da casa à exibição de suas obras, inaugurando a Casa do Escultor.
No acervo, se encontram pinturas a óleo, aquarelas e principalmente esculturas talhadas em madeira, cujo motivo freqüente são figuras do cotidiano como lavradores, pescadores, cavalos e mulheres. Junto às peças esculpidas, estão retratros, estudos das obras, moldes, protótipos realizados para a empresa Porcelana Schmidt e algumas das ferramentas que o artista utilizava no dia-a-dia.
Quem foi Ervin Curt Teichmann?
Criador do brasão de Pomerode e de esculturas como "O Estudante", "O Imigrante" e o "O Soprador de Cristal”, Ervin Curt Teichmann chegou com a família ao Brasil ainda criança, vindo da cidade de Kiel, Alemanha. Em terras catarinenses, residiu nos municípios de Brusque, Blumenau, Rio do Sul e, por fim, Pomerode. Seu trabalho inclui desde esculturas em madeira a pinturas a óleo, aquarelas, desenhos, estátuas em concreto e bronze, modelagem em barro e porcelana. Entre suas obras estão as portas da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, no Pará. Teichmann realizou diversas exposições pelo país, inclusive no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro.
Ao longo de sua vida, foi professor e funcionário da indústria Porcelana Schmidt, sendo nomeado "Cidadão Honorário de Pomerode" pela Câmara Municipal de Vereadores em 27 de julho de 1964. Também foi tenor em corais, fundador do Grupo Teatral de Pomerode e criador da Fundação Cultural de Pomerode. Casado com Hertha Weiss e pai de quatro filhos, faleceu vítima de um derrame cerebral em 10 de março de 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário