segunda-feira, 9 de julho de 2012

10ª edição da FLIP incentiva turismo em Paraty

Destino-referência em turismo cultural recebeu autores e turistas de todo o mundoDe quarta-feira (4) até domingo (8) foi realizada a 10ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty. O festival promoveu debates, shows, oficinas, exposições, apresentações de escolas e exibições de filmes envolvendo cerca de 200 eventos em cinco dias de festa e cultura. Contou com a presença de dezenas de autores brasileiros e estrangeiros em ampla Programação.
O evento potencializa a demanda de turistas interessados em história, arte e cultura no destino que é referência brasileira no segmento de turismo cultural, de acordo com o Ministério do Turismo. A festa, grande fórum de debate e apreciação da literatura, tem grande poder de captação de visitantes, gerando um aumento significativo no turismo e na economia de Paraty. Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, a taxa de ocupação das pousadas locais já chega a 90%.

HISTÓRICO
Como tradição, desde 2003, a festa homenageia autores brasileiros. O primeiro foi o poeta e compositor Vinicius de Moraes, seguido por João Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Jorge Amado, Nelson Rodrigues, Machado de Assis, Manuel Bandeira, o sociólogo Gilberto Freyre e Oswald de Andrade. Esse ano é a vez de Carlos Drummond de Andrade, cujo nascimento completa 110 anos em outubro. A festa inseriu o Brasil no circuito de festivais literários internacionais, transformando Paraty em destaque mundial – e atraindo turistas estrangeiros principalmente pela quantidade e qualidade de autores, entusiasmo do público e hospitalidade da cidade. Conheça mais sobre Paraty, destino-referência em Turismo Cultural eleito pelo Ministério do Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário