quarta-feira, 25 de julho de 2012

Museu Anita Garibaldi voltará a contar histórias em Laguna

As portas do Museu Histórico Anita Garibaldi serão abertas ao público no dia 28 de julho, em comemorações aos 336 anos de fundação de Laguna. O prédio foi totalmente revitalizado. As melhorias custaram R$ 423.130,49, recursos do BNDES. A reabertura está prevista para às 9h30min.
O museu estará aberto a visitação gratuita no sábado. O prédio agora tem elevador e rampas de acesso proporcionando maior acessibilidade para visitantes com problemas de locomoção.
O telhado foi trocado e as paredes externas revitalizadas. Sistema de alarme contra incêndio está instalado. O prédio recebeu imunização, alvenaria, forro, esquadria e ferragens, vidros, instalação hidráulicas e elétricas e também luminárias. Nesta segunda-feira, os técnicos estavam verificando os últimos detalhes. De acordo com o prefeito Célio Antônio “A restauração foi executada dentro do programa de incentivo a cultura do Governo Federal, com apoio do Iphan e recursos do BNDES”. Além do Museu já foi revitalizado e entregue à comunidade Fonte da Carioca, Casa Pinto Ulysséa, Praça da Matriz e Docas do centro histórico.

Instalação guarda preciosidades

O prédio onde funciona o Museu Anita Garibaldi foi construído em dois momentos distintos. A parte mais baixa, ao Sul, começou a ser erguida em 1747 para servir de Casa de Câmara (piso superior) e cadeia (inferior), em cuja sacada foi proclamada em 1839 a República Catarinense. A ampliação ocorreu por volta de 1860. Em 5 de março de 1954 o imóvel foi tombado pelo patrimônio histórico e artístico nacional, sendo um dos relatores do processo o poeta Carlos Drummond de Andrade. O antigo Paço do Conselho serviu de alojamento para as tropas de Gumercindo Saraiva na Revolução de 1893-94, abrigou a Prefeitura, Biblioteca, Tiro de Guerra e Tribunal do Júri.
O primeiro Museu Histórico de Laguna foi inaugurado em 31 de julho de 1949, durante a "Semana de Anita", organizada para marcar os cem anos de sua morte. Seu primeiro diretor foi o então Venerável da Loja Maçônica Fraternidade Lagunense, Adolfo Nicolich da Silva, professor e funcionário federal.
A inauguração da estátua de Anita Garibaldi, localizada em frente ao museu, aconteceu nos dias 19 e 20 de setembro de 1964, como parte da programação dos 115 anos da morte da heroína. O escultor Antônio Caringi foi o autor da obra.
No museu estão peças de alto valor arqueólogo encontradas nos sambaquis da região, entre outras, relacionadas à formação sócio-cultural lagunense, também objetos pertencentes ao ilustre lagunense Jerônimo Francisco Coelho, o acervo discográfico e a gaita de Pedro Raymundo.

Onde fica o Museu ?

Praça da República, no centro histórico.

O que visitar ?

Peças de alto valor arqueólogo encontradas nos sambaquis da região, entre outras, relacionadas à formação sócio-cultural lagunense e região, objetos pertencentes ao ilustre lagunense Jerônimo Francisco Coelho, o acervo discográfico e a gaita de Pedro Raymundo.

Entrada

O museu fica aberto de segunda a domingo, das 9h às 18h. No dia da inauguração a visitação será gratuita. De 29 de julho até 3 de agosto o lagunense tem entrada franca.
O ingresso custa R$ 5 por pessoa. Escolas e grupos da região interessados em agendar passeio e obter descontos devem entrar em contato com a Fundação Lagunense de Cultura, no 3646-2542.

Nenhum comentário:

Postar um comentário