quinta-feira, 5 de julho de 2012

Aeroporto de Chapecó é liberado

 
A informação foi dada pelo presidente da ANAC, Marcelo Guaranis, minutos atrás, ao governador Raimundo Colombo. O aeroporto Serafim Enoss Bertaso estará liberado, à partir da meia-noite de hoje.Essa é a informação de momento. Agora as companhias aéreas precisam reestruturar suas escalas de vôos. Ainda hoje deve ser divulgada a data de início de comercialização de bilhetes e a data de início dos vôos regulares em Chapecó. Pela ANAC, aeroprto estará liberado à partir da meia-noite.
A reforma da pista do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, de Chapecó, está concluída desde a semana passada e os relatórios de finalização foram entregues nesta terça na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O documento contém 500 páginas, incluindo notas das compras, relatórios técnicos, testes de atrito e resistência da pista. Antes da restrição, a pista tinha o conceito PCN 34, que é um grau de resistência do pavimento que permitia o pouso de Boeing 737, com 144 lugares. Com os problemas na pista, o PCN foi rebaixado para 16, o que permitia apenas pouso de aeronaves com até 62 passageiros. A expectativa agora é de que a Anac aprove o PCN 54, que permitira aeronaves com até 200 passageiros.
Os dois quilômetros de pista estão concluídos, faltando apenas a pintura do estacionamento e a colocação de grama ao redor. De acordo com a assessoria de comunicação da Anac, a partir do recebimento da documentação a agência tem 15 dias para fazer a vistoria técnica. Depois disso, tem mais cinco dias para se manifestar sobre a abertura do tráfego aéreo, se as exigências forem cumpridas. Neste ano, no dia 1º de março houve a restrição de voos e o aeroporto passou a funcionar com aeronaves de até 62 passageiros. No dia 21 de abril foi o último dia de operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário