domingo, 22 de julho de 2012

Escultura de Pita Camargo é instalada no Centro Cultural de Pomerode

O Centro Cultural de Pomerode recebeu de presente, na semana passada, uma escultura do renomado artista plástico catarinense Pita Camargo. Lapidada em mármore, a obra foi obtida através de um projeto cultural desenvolvido pelo próprio artista, aprovado em 2007 pelo Governo do Estado de Santa Catarina. Sua tutela está agora ao encargo da Fundação Cultural de Pomerode.
Com cerca de 2,5 metros de altura, a peça foi instalada nas imediações do Teatro Municipal e já está disponível para apreciação da comunidade. Criada em arte abstrata, a escultura não possui nome.“Acredito que não funciona impor uma única ideia sobre o seu significado. Deixo para o espectador, ao observá-la, agir como co-autor da obra e interpretá-la, privilegiando o seu ponto de vista”, explica o escultor.
Desde 1982, Pita Camargo tem realizado diversos painéis, murais, monumentos e esculturas para praças, construtoras, escolas e outras instituições. O artista plástico, que também é desenhista e gravurista, trabalha suas esculturas lascando e batendo em enormes pedras. Em seu atelier, grandes blocos de granito e mármore são desconstruídos para depois ressurgirem em concepções abstratas. Formas arredondadas inspiradas na natureza e no corpo humano, texturas e espaços vazados são algumas das características de seu trabalho. Sua intenção é sempre obter leveza e movimento num material inicialmente pesado, frio e duro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário