Mais de 10 mil pessoas visitaram o Parque Municipal de Eventos entre os
dias 17 e 22 de julho, no 8º Festival Gastronômico de Pomerode. Os números surpreenderam a organização do evento. O
crescimento em relação à sétima edição girou em torno de 30%. Para Cláudio Marcos Krueger, secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Pomerode, o grande
desafio para 2013 é crescer sem perder a qualidade e o ambiente intimista.
“Acreditamos que a experiência gastronômica vivenciada no Festival está além dos
pratos: a decoração, a música e o ambiente intimista são diferenciais que serão
mantidos, independentemente do número de mesas”, afirma. Ela lembra também que o
número de restaurantes não deverá ser alterado.
Restaurantes e expositores sentem a diferença
Participante desde a primeira edição, Darli Bahr Bernardino, do Restaurante
Típico Colonial Wunderwald, considera esta a edição de consolidação do festival.
“O retorno positivo também fortalece a nossa região como um polo gastronômico
diversificado”. Com um aumento de vendas
superior a 100% em relação ao ano passado, Darli destaca ainda a mudança no
perfil do visitante. “Além dos visitantes de outras regiões, notamos bastante a
presença do pomerodense prestigiando o evento”. No Wunderwald, os peixes e as
carnes tiveram ótima aceitação do público. Ludmila Yared Kielwagen, do Personal Chef, de Blumenau, esteve pela primeira vez entre os restaurantes do
festival. “Foi uma participação bastante positiva. No último dia, por exemplo,
se esgotaram nossas refeições. Apesar do interesse pelo carpaccio de peito de
pato, divulgado antes mesmo do evento começar, os outros pratos do cardápio
também foram comercializados. Houve um equilíbrio”, aponta.
A Nugali, empresa de chocolates finos de Pomerode, vendeu 50% a mais do que em 2011. “O nosso principal
produto deste ano foi a fondue, com o diferencial de poder ser consumido no
local. Foram cerca de 500 unidades comercializadas”, afirma Maitê Blunaschain,
diretora da empresa. Ela afirma que os produtos e a imagem da Nugali estão muito
atrelados a produtos gourmet e de qualidade, como os que o Festival
ofereceu. Mueller, Olho Embutidos, Enoteca Decanter e Oxford Crystal também tiveram
resultados de venda e de divulgação considerados muito positivos.
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