quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Urupema se prepara para o 1º Festival do Papagaio-Charão

“Além do frio e da neve”, município começa os preparativos para o 1º Festival do Papagaio-Charão, evento inédito no estado de Santa Catarina. O Charão é considerado por alguns ornitólogos e biólogos como o “papagaio dos ovos de ouro”, e o evento deverá atrair observadores de aves de todo o Brasil. O Conselho Municipal de Turismo, a Prefeitura Municipal de Urupema, o Instituto de Pesquisas e Aplicação Ambiental e Cultural (IPAC) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) estão se organizando para realizar o 1º Festival do Papagaio-Charão no
município de Urupema. O evento é inédito no Estado de Santa Catarina e deverá contar com a presença de observadores de aves do Brasil inteiro e até mesmo do exterior.
O Festival acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de abril de 2012 e terá em sua programação palestras, concursos e saídas de campo para observar o papagaio e diversas espécies de aves raras. Pelo menos duas palestras já estão confirmadas, sendo uma delas com o professor e fotógrafo de aves João Quental, de São Paulo, e outra com o ornitólogo Adrian Eisen Rupp, de Pomerode (SC).
A idéia de realizar o festival em Urupema partiu do fotógrafo Dário Lins. Anualmente, no período de abril a agosto, grandes bandos de Papagaio-Charão (Amazona Pretrei), sobrevoam os céus da cidade, ave esta que está na lista das espécies ameaçadas de extinção, que buscam em algumas cidades da serra catarinense, como em Urupema, por possuir florestas de araucária, o
seu principal alimento, o pinhão. A expectativa é de reunir um grande público, principalmente aos adeptos ao birdwatching.

Nenhum comentário:

Postar um comentário