sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Florianópolis sedia congresso internacional sobre alvenaria estrutural

Realizado nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Itália e Austrália, entre outros países, ao chegar em sua décima quinta edição, o Congresso Internacional de Alvenaria Estrutural será pela primeira vez sediado no Brasil. Florianópolis recebe o evento de 3 a 6 de junho.

Empregado desde a antiguidade, o processo construtivo caracterizado pelo uso de paredes como estrutura de suporte continua atual e impõe desafios para a indústria da construção. No Brasil, milhões de unidades residenciais em alvenaria estrutural foram erguidas na última década. Importantes edifícios históricos, patrimônio da humanidade, dependem de restauração e reabilitação. “O evento é uma oportunidade de melhorar ainda mais o uso desse tipo de
estrutura no Brasil, assim como servirá de vitrine aos pesquisadores e construtores que buscam inovação na área de alvenaria estrutural”, destaca o professor do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) Guilherme Aris Parsekian, que coordena o evento numa parceria com o professor do Departamento de Engenharia Civil da UFSC Humberto Roman.
Segundo Guilherme, o congresso vem sendo realizado em países de expressão no desenvolvimento internacional da engenharia civil. “Para obter o direito de sermos sede foi necessário competir com Portugal, Alemanha e Inglaterra”, informa o pesquisador que coordena o Laboratório de Sistemas Estruturais da UFSCAR. Para o congresso foram recebidos mais de 160 artigos técnicos de cerca de 30 países. As apresentações serão organizadas entre os dias 4 e 6 de junho. Além de conferências e cursos de curta duração, a programação prevê para domingo, 3 de junho, o Dia do Construtor. Essa atividade pré-evento tem a finalidade de discutir de maneira prática a construção em alvenaria estrutural no Brasil e no mundo. Serão sessões técnico-científicas de pesquisadores e membros da indústria da construção. A agenda é direcionada a projetistas, produtores de materiais e componentes para a construção e construtores.
Estão à frente da organização a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), com apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de São Paulo (USP) e das instituições internacionais Universidade do Minho (Portugal), University of Calgary (Canadá) e University of Newcastle (Austrália).

Nenhum comentário:

Postar um comentário