sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Aeroportos iniciam ações para aumentar a segurança durante o Carnaval

Começou nesta quinta-feira (16) a preparação dos aeroportos brasileiros para o Carnaval. Segundo a Infraero, a previsão é de que cerca de três milhões de pessoas embarquem e desembarquem nos aeroportos da rede, um aumento de 13,2%, em relação ao mesmo feriado do ano passado.
De acordo com a Conaero (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias), haverá reforço de pessoal nos aeroportos, gestão operacional integrada e ampliação do acesso à informação.As medidas também devem contemplar a intensificação do trabalho da Receita Federal nos aeroportos, especialmente em Guarulhos (SP), onde se espera um movimento maior de voos internacionais. Para o Carnaval, a Polícia Federal colocará, em média, 30% a mais de policiais nos aeroportos de Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Porto Seguro (BA).
Aeroportos
As ações estarão em vigor até o dia 27 de fevereiro. Entre os dias 16 e 18 de fevereiro, as medidas serão fortalecidas nos aeroportos de Brasília (DF), Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ) e Confins (MG). No pós Carnaval, período entre os dias 21 e 27 de fevereiro, o reforço será nos aeroportos do Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ), Salvador (BA), Porto Seguro (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE).
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) deve mobilizar cerca de 80 servidores por dia, entre inspetores de aviação civil e técnicos. Em Guarulhos, Galeão e Brasília, que contam com postos da Agência, haverá revezamento de Inspac (Inspetores de Aviação Civil) para que o trabalho cubra 24 horas. Nos aeroportos de Congonhas (foto acima), Santos Dumont, Salvador, Porto Seguro, Recife, Confins e Fortaleza, o reforço ocorrerá principalmente nos horários de pico, na ida ou na volta do feriado, de acordo com as características de movimentação de cada aeroporto.Segundo a Anac, o foco da fiscalização será o cumprimento da Resolução nº. 141/2010 pelas empresas, na qual constam os principais direitos dos passageiros. Como em outros períodos de alta temporada, a Agência orienta às companhias a não praticarem overbooking, a reservar aeronaves extras bem como a adotar outras medidas com objetivo de manter a regularidade das operações.
Reforço
Para garantir o bom andamento da operação, a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) fará o remanejamento da escala de trabalho dos funcionários. Equipes de plantão estarão atentas para manutenção de equipamentos essenciais, como pontes de embarque, elevadores e escadas rolantes, além da limpeza dos ambientes.Nos aeroportos em que o CGA (Centro de Gerenciamento Aeroportuário) está instalado (Guarulhos, Congonhas, Brasília, Santos Dumont, Galeão, Recife, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Confins e Manaus), as ações de monitoramento serão reforçadas pelos integrantes do Centro: Infraero, ANAC, empresas aéreas, Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa, Decea e Vigiagro.Nesses aeroportos os passageiros também terão acesso a internet gratuita, com tempo limitado a 15 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário