segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Praia do Pinho é considerada a praia mais antiga para naturistas

A praia do Pinho é considerada a primeira praia de naturismo oficial do Brasil e a quinta mais bela do mundo. Além disso, também é reconhecida por suas belezas naturais e pela filosofia de vida dos seus frequentadores. Está localizada a 9 km da área central de Balneário Camboriú, cercada por Costões, possui camping, pousada, bar e restaurante. São 500 metros de extensão para o banho do mar.
Com areias claras e mar com ondas fortes e água límpida, a praia é rodeada pela exuberante Mata Atlântica, com montanhas de vegetação quase intocada, o que garante total privacidade, proporcionando os primeiros indícios da prática do nudismo neste local, em meados de 1983. O acesso à praia é controlado, o que garante a segurança dos turistas. O mar é limpo, formando piscinas naturais entre as rochas. Na faixa de areia a nudez é total e dividida da seguinte forma: de um lado ficam os casais e famílias e do outro lado ficam os homens desacompanhados. O cumprimento desta regra é garantido pelos próprios naturistas que frequentam o local, ONGs e associações. É importante ressaltar que existe uma área de adaptação na entrada da praia. Neste local, os visitantes que ainda não são naturistas podem ficar vestidos desde que não entrem na faixa de areia. O acesso pode ser feito através da BR-101, pela rodovia Interpraias. Saindo do centro da cidade, a praia do Pinho fica depois da praia de Taquaras. A praia do Pinho tem a fiscalização da Federação Brasileira de Naturismo e o Código de Ética fiscalizado pela Associação Amigos da Praia do Pinho (AAPP). Por ser referência nacional neste segmento, a praia do Pinho recebe no dia 3 de março o primeiro campeonato de surf naturista do sul do Brasil, o Surf Nu Pinho. O evento será aberto ao público e contará com o apoio da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú (FMEBC). Mais informações através dos telefones (47) 3391-6010 e (47) 9916-0222, ou pelo site http://www.praiadopinho.com.br/site/index.php.
ADIADO O CAMPEONATO SURFNU PINHO

O primeiro campeonato de surf naturista do sul do Brasil, Surf nu Pinho, programado para acontecer NO SÁBADO (11), na Praia do Pinho em Balneário Camboriú, foi adiado para o próximo dia 3 de março em razão das condições do mar. Segundo Anilton Bittencourt, administrador do Complexo Turístico Praia do Pinho, a ausência de ondulação impede a prática do surf e, por isso, a organização do campeonato resolveu adiar o evento. Por essa razão, os surfistas que desejam participar podem se inscrever até o dia 3. Anilton explica também que 15 surfistas já realizaram a inscrição.
O campeonato é dividido em duas categorias: categoria Free Surf, destinado aos surfistas que não competem com frequência, e a categoria Open, para quem já está acostumado a competir. Nas duas categorias, qualquer pessoa, de qualquer idade, pode participar. Para quem deseja ir apenas prestigiar o evento terá espaço em uma arquibancada onde é permitido usar roupa. Já quem estiver na faixa de areia, tem que seguir a regra da praia e ficar nu. Anilton afirma que esta é
mais uma maneira de divulgar a praia e que este é um evento destinado aos praticantes de surf e para quem gosta do esporte. “Esse campeonato serve também para incentivar os surfistas que sempre estão aqui na Praia do Pinho. Por ser referência nacional neste segmento e a primeira praia de naturismo do Brasil, a Praia do Pinho já atrai turistas e moradores. Este evento ajuda a promover ainda mais o destino”, afirma Ademar Schneider, diretor de turismo da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário