quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Festa da Colonia: Uma viagem ao passado na Serra Gaúcha

O charme europeu que emana de Gramado é herança legítima da imigração alemã, italiana e portuguesa dessa verdadeira joia encravada na região serrana do Rio Grande do Sul. Celebrar essas raízes, numa espécie de “volta ao passado” com direito a atrativos culturais e gastronomia típica, é o objetivo da Festa da Colônia, realizada desde ontem na cidade – e excelente pedida para o final de semana!
A proposta do evento é permitir a vivência, durante 18 dias, de um pouco da Gramado “colônia”. Para tanto, a programação tem demonstrações, desfile de carretas, apresentações de bandinhas e grupos de dança, exposição de produtos artesanais e, como não poderia deixar de ser, degustação da gastronomia típica.
A colonização marcadamente alemã é visível em muitos aspectos da cidade: na sua organização, na riqueza arquitetônica e no inconfundível paladar. Já a influência italiana, de mesas fartas e trabalho duro, é vista na rotina de pequenas propriedades rurais e até de grandes indústrias da cidade, bem como em cada cantina ou galeteria. A presença portuguesa, por sua vez, reforça a vocação europeia de Gramado, sendo também retratada na Festa da Colônia, que apresenta aos visitantes o melhor da cultura e da gastronomia desses imigrantes.
A 22ª Festa da Colônia de Gramado segue até 11 de março no centro de eventos ExpoGramado, com os seguintes horários de funcionamento: de segunda a quinta-feira, das 10h às 22h; e de sexta a domingo, das 10h às 23h. A entrada é franca, incluindo apresentações musicais e de grupos folclóricos, Desfile de Carretas e demais atrações (exceto espetáculo Origens). A taxa de estacionamento é de R$ 2,00 – e metade da arrecadação será destinada à Apae local.
A programação completa está disponível no site da festa. A Expogramado fica na Borges de Medeiros, 4111, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário