sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Proteste quer explicação da Anac sobre preços diferentes para mesmo voo

A Proteste – Associação de Consumidores enviou um ofício à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) pedindo esclarecimentos sobre a cobrança de preços diferentes de passagens aéreas para um mesmo voo. De acordo com a Associação, o caso estaria ocorrendo na compra de passagens para viagens pela Gol e pela Webjet, sendo que os valores pedidos pela primeira seriam de 17% a 208% superiores aos preços cobrados no site da Webjet para um mesmo voo. Vale lembrar que a Gol comprou a Webjet no ano passado e que o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) ainda analisa se o negócio não vai concentrar o mercado e ser prejudicial ao consumidor.

Direito do Consumidor

Ainda segundo a Proteste, quem adquire a passagem na Gol não é avisado de forma explícita de que voará em um avião com menos espaço entre as poltronas e cuja companhia aérea cobra pela alimentação, como é o caso da Webjet. Na opinião da entidade, o consumidor tem o direito de ser
devidamente informado sobre os preços e sobre a companhia que realizará o voo, para que possa decidir antes da compra da passagem. “Se os voos são compartilhados, o passageiro deve ter essa informação para escolher a melhor opção”, explica a coordenadora da Associação, Maria Inês Dolci.
O consumidor que se sentir prejudicado, aconselha a Proteste, pode recorrer ao Procon ou mesmo à Justiça para pedir ressarcimento da diferença paga na tarifa. De acordo com a Associação, a Gol afirmou que cumpre a legislação vigente, justificando que os preços diferentes decorrem do fato que as duas companhias têm políticas tarifárias independentes.

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