sábado, 18 de fevereiro de 2012

Blocos de Laguna e Imbituba se preparam para a folia

Tudo pronto para a passagem do Bloko Rosa na avenida Senador Gallotti, na praia do Mar Grosso, em Laguna, para hoje. Os ingressos estão esgotados. Ao todo, 5 mil pessoas vão poder participar da festa de carnaval mais esperada da região Sul do Estado.
Pelo quarto ano consecutivo, a saúde dos foliões estará assegurada, já que todos os abadás possuem seguro na área de concentração. Além disso, haverá estrutura médica no local. Maior do que a equipe que cuidará da saúde será a que garantirá a segurança do evento. Para que todos fiquem tranquilos, o Bloko Rosa terá um efetivo de 250 pessoas para controlar a segurança interna e externa de quem for curtir a festa. É fundamental ir com roupas leves, tomar muita água, principalmente se a temperatura estiver alta, e comer bem, já que a estrutura oferece praça de alimentação. O Grupo Jeito Louco promete sacudir os foliões com um setlist eletrizante e produção de palco diferenciada.
Outro bloco que promete é o da Eskina, neste domingo, em Imbituba. Com Teto Fernandes e a cantora florianopolitana Diana Dias puxando o trio elétrico, Borog, Apogeu, Jeito Loco, Arthur Vinicius, Vitor e Gabriel, Jader Nunes e Denis, e DJ Lukas completam as atrações. Mais de 2,5 mil abadás já foram vendidos. No entanto, ainda haverá exemplares à disposição no local.
A folia terá início às 15h30 e terá como ponto de partida a arena de eventos municipal, no Centro, depois passará pela beira-mar e retornará ao pavilhão onde a festa continua durante a noite. Criado em 2006, o Bloco da Eskina é hoje um dos maiores eventos fechados de carnaval do Sul do Estado. Para este ano, 4 mil abadás foram colocados à venda.Blocos são alternativas de divertimento A sexta-feira iniciou em clima de carnaval e os foliões começaram a se preparar para os quatro dias de feriado prolongado. Praias, clubes, festas privadas e blocos carnavalescos são as opções para quem gosta da festa de Momo.
Em Laguna, por exemplo, diversos blocos fazem parte da programação. Entre eles, está o Bloco da Pracinha (ou bloco de sujos), fundado em 1978, um dos mais tradicionais e conhecidos do carnaval. “O pessoal saía do baile na Sociedade Recreativa 3 de Maio e se reunia na pracinha, bem próximo. Dali, surgiu a ideia e os homens resolveram sair com roupas de mulher. Até a década de 80, íamos somente até a estátua. Hoje, percorremos toda a avenida Senador Gallotti com uma multidão”, conta Sérgio Farias Gomes, o Miguifa, presidente do bloco. Segundo ele, na década de 80, o bloco começou a crescer: foi de 500 para 1,5 mil pessoas. Atualmente, mais de 10 mil foliões saem na avenida atrás do trio elétrico do Bloco da Pracinha. “Na época em que tudo começou, os moradores do bairro Magalhães apenas assistiam ao evento. Hoje, participam. É uma loucura”, ressalta o presidente do bloco.
A concentração começa às 11 horas do dia 19 (domingo), na sede do bloco (Clube 3 de Maio), e para participar basta adquirir o abadá, que custa R$ 50,00. Mas a melhor parte da festa inicia à tarde, quando milhares de pessoas vão para a praça à espera da saída do bloco. “Durante a manhã, é tranquilo ainda. Depois das 14h30 é impossível trafegar pelo local, devido ao grande número de foliões”, explica Miguifa. Há 34 anos, o Bloco da Pracinha ocorre sempre nos domingos de carnaval. “Já é tradição do nosso bloco. Além disso, começamos a crescer em 1993 e até hoje conta com a parceria da prefeitura, bem como de patrocinadores. Antes tocava marchinha. Hoje já é com trio”, orgulha-se Miguifa.
Jaguaruna
Seguindo os passos dos já famosos blocos da região, há quatro anos o Camacho conta com o Bloco Verde, que este ano sai pelas ruas no dia 20 (segunda-feira). A ideia de formar um bloco surgiu de uma conversa entre amigos, em um bar, e lá mesmo a diretoria foi formada. “Na primeira edição, compareceram 100 pessoas. Ano passado, foram 550. Estamos crescendo aos pouquinhos. Iniciamos com pouca gente, mas muita alegria. Toda a estrutura está pronta para receber os integrantes do Bloco Verde”, explica o presidente da Associação Costa Azul de Veranistas (Acav), Dilnei Antunes, um dos organizadores do bloco. Os abadás do Bloco Verde custam R$ 15,00 e dão direito ao churrasco. A partir das 16 horas, os integrantes do Bloco Verde seguem atrás do trio elétrico pelas ruas do balneário Camacho. ‘“A estrutura, este ano, foi montada na praia (próximo ao Kaiobanas) para a festa ficar ainda mais animada e com mais espaço para os participantes. Com certeza, será um sucesso novamente.Quem quiser adquirir abadás do Bloco Verde pode entrar em contato pelos telefones 9986-1363 (Dilnei) ou 9919-4120 (Kiko)”, acrescenta Dilnei.a.

Nenhum comentário:

Postar um comentário