sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Rota do Turismo Rural de Itá recebe os primeiros visitantes

O turismo rural é a nova aposta da Secretaria Municipal de Turismo de Itá. O município implantou no final de 2011 um projeto-piloto, envolvimento três propriedades agrícolas, denominado de Rota do Turismo Rural, compreendendo o Recanto do Balseiro e o Cantinho da Vovó Maria, ambos localizados na Linha Simon e a Itaçúcar, em Passo do Uvá. Itaçúcar, em Passo do Uvá os turistas fizeram um passeio de carroça O objetivo dos agricultores é mostrar para os turistas como é seu dia-a-dia nas propriedades.
Nesta semana a rota recebeu o primeiro grupo de visitantes, formado por agentes turísticos, representantes de hotéis e imprensa. Muito entusiasmados e receptivos os novos empreendedores mostraram as atrações do campo. Os proprietários da Itaçúcar, Elio Gritti, Joanes Gusatto e Darci Gusatto se revezam para explicar o funcionamento da iniciativa. Os visitantes podem degustar de cachaça artesanal, rapaduras, melado, caldo de cana e realizar um passeio de carroça.

Recanto do Balseiro

No Recanto do Balseiro um dos fascínios é um passeio pela trilha das frutas, onde o turista se depara com um parreiral com mais de três mil pés de uva, além de um pomar formado com cerca de 40 variedades de frutas. Nilo Brand, dono do recanto, com graduação em turismo, explica aos visitantes como foi a vida dos desbravadores da região. Entre as histórias contadas por Brand está a de seu avô, que exportava toras de Itá para a Argentina, por meio de jangadas via rio Uruguai, tudo ilustrado com ferramentas e utensílios da época e com fotografias expostas no Museu do Balseiro, instalado na propriedade. No local também podem ser saboreadas frutas, geleias e sucos naturais e o café da roça.
Já no Paraíso da Vovó Maria, a poucos passos do reservatório da barragem, o turista se encanta pela deslumbrante vista do lago, onde se é convidado por dona Maria Bergamaschi, que atrai os visitantes com um largo e espontâneo sorriso nos lábios, para um passeio entre plantas frutíferas nativas. O Paraíso da Vovó Maria disponibiliza uma pousada com capacidade para grupos de até oito pessoas. Se a fome apertar, têm lanches e refeições à base de massas, frutas nativas, sucos naturais e mel com florada de mertilo, especiaria exclusiva da casa. A produção nas três propriedades é toda orgânica. O grupo de visitantes se surpreendeu com as atrações, a organização e o atendimento. A atividade deverá se transformar em uma alternativa de renda aos produtores rurais e um atrativo a mais para os turistas que visitam Ita.

Como chegar

A rota está aberta de quinta a domingo. O percurso leva cerca de três horas. As visitas são feitas
através de agendamento pelos fones (49) 8835-5677 ou na Secretaria Municipal de Turismo de Itá (49) 3458-2299. Outras informações da rota podem ser acessadas no site http://www.turismoita.com.br

Capacitação
.
As famílias dos agricultores envolvidas no projeto foram capacitadas nos últimos meses com
treinamentos sobre empreendedorismo, qualidade no atendimento, manipulação de
alimentos e gestão do turismo rural. A intenção da secretaria é oferecer ao
turista mais um atrativo para que permaneça um tempo maior em Itá, incrementando a renda das propriedades envolvidas. “Inicialmente, vamos contar com três propriedades. Se der resultado, podemos inserir outras que já demonstraram interesse”, explica a secretária de Turismo do município, Karla Hall. Ela acrescenta que cada propriedade recebeu R$ 8 mil do município para adequação das estruturas visando receber os turistas. O prefeito Egídio Gritti avalia que o turismo rural trará reflexos sociais significativos, além de valorizar o trabalho dos agricultores do município, a atividade será uma boa alternativa de renda ao produtor. “A iniciativa é pioneira na região, nós estamos levando o turismo também para o interior do município, dando uma nova oportunidade de ganhos aos nossos agricultores. Estamos dando todo apoio logístico e também incentivo financeiro para que no futuro o projeto possa se auto-sustentar”, comenta Gritti.

Fluxo de turistas cresce
Itá tem se tornado uma das principais atrações turísticas na região Oeste de Santa Canta. Além de suas belezas naturais e dos já consolidados eventos, como o Carnaval Náutico, as competições aquáticas no rio Uruguai, a Festa do Dourado, o Festival de Inverno e o réveillon, agora o visitante conta com uma nova atração: o turismo rural. Em 2011 o município recebeu cerca de 120 mil visitantes, um aumento de 15% em relação ao ano anterior. Para 2012 a previsão da Secretaria Municipal de Turismo do município a presença de turistas em Itá deverá chegar cerca de 150 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário