segunda-feira, 11 de março de 2013

Joinville presta homenagem aos imigrantes

Evento faz parte da programação de aniversário do município


Dando continuidade ao calendário de comemorações dos 162 anos de Joinville, a manhã deste domingo foi marcada pela Homenagem ao Imigrante. A Casa da Memória, anexa ao Cemitério do Imigrante, recebeu centenas de pessoas que participaram da cerimônia que relembra a importância dos primeiros imigrantes de Joinville.
O evento ainda marcou o centenário de fechamento do Cemitério, que possui mais de 500 túmulos e com registros de aproximadamente 3.250 pessoas sepultadas ali entre 1851 e 1913. Na época, chamava-se Cemitério de Joinville e foi criado para abrigar corpos de protestantes, a absoluta maioria entre os registros. Mas, em um caso raro de ecumenismo no Brasil, o local também abrigava restos mortais de católicos, negros e escravos libertos pertencentes a famílias lusobrasileiras que viviam na região. Seguindo uma tendência nacional, em 1913 o cemitério foi fechado e os sepultamentos passaram a acontecer no Cemitério Municipal.
Tombado em 1962 pelo Governo Federal como Patrimônio Histórico e Paisagístico, inclusive com parecer do arquiteto Lúcio Costa, companheiro de Oscar Niemeyer, idealizadores de Brasília, é o único cemitério tombado do gênero no país. Recebe muitas visitas de estrangeiros, principalmente da Alemanha, que ficam encantados pelo lugar.
Fechando as comemorações da manhã, o grupo Instrumental da Paz efetuou apresentação, celebrando a primeira edição dos Concertos Matinais em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário