sexta-feira, 29 de março de 2013

Balneário Camboriú tem inúmeras opções para o feriado de Páscoa

Balneário Camboriú promete ser diversão certa para quem busca sair da rotina. O feriado de Páscoa, que em alguns municípios já ganha a quinta-feira como "esticadinha", é responsável pelos 83% de reservas já feitas na rede hoteleira da cidade (9% superior a 2012). Em março do ano passado, 343.424 turistas estiveram no município, segundo estimativas do fluxo turístico, no setor de Planejamento da Secretaria de Turismo. Ou seja, com base em anos anteriores, dirigentes do trade acreditam que muita gente que vai estar aqui.
As opções de diversão são inúmeras, para aqueles que querem gastar mais ou não. A lista é generosa, conforme assegura o secretário de Turismo Ademar Schneider: “Balneário Camboriú tem uma capacidade incrível para se desdobrar em atrativos turísticos. Aqui, a diversão, o lazer, a boa alimentação ganha o incremento de empresários apaixonados pelo que fazem. E aí, fazem muito bem feito. O turista que chega aqui vai encontrar uma cidade que ama sua força de trabalho”, assinala.
Comecemos pela Avenida Atlântica, que é mais que uma via à beira-mar. Sejam nos quiosques, bancos da calçada, restaurantes, bares, clubes e vários locais agradáveis para contemplar a cidade, pode-se facilmente encontrar pessoas dispostas a conversar. A cidade é cosmopolita e o espaço democrático. Turistas do mundo inteiro passam por aqui, mas as ruas são dominadas pelos brasileiros, que soltam o verbo, falam do calor, da paisagem, do elefante-marinho que atravessa na faixa de pedestre. É lugar onde se vê o atleta correndo pelo asfalto, ou as mais variadas raças, tamanhos e graças de cachorros desfilando com seus donos, no passeio do dia a dia. Tem cachorro de skate e também de cadeira de rodas.
Balneário Camboriú tem desde praias com mar agitado até a calmaria de Laranjeiras. Praia movimentadas ou recantos acolhedores que agradam os visitantes que vem com a família ou os jovens que buscam "points" para surfar, paquerar ou manter o bronze em dia. A escolha por um lugar específico é da personalidade de cada um.
Para os amantes da natureza, que gostam de uma caminhada à beira-mar e estão dispostos a enfrentar alguns quilômetros, uma dica é a praia do Buraco, no Pontal Norte. O trajeto convencional é pela Estrada da Rainha. A dica é juntar uma turma ou uma companhia apenas, levar uma garrafinha de água e encarar a subida da estrada, com merecida descida na sequência. Dar uma passadinha pelo Morro do Careca e parar no mirante, ao final da tarde. A vista do pôr do Sol é espetacular.
Na volta, e antes de escurecer, uma boa pedida é utilizar as passarelas do Pontal Norte, que ligam exatamente o morro ao pontal, de volta à Atlântica. Por ali os decks de madeira são intercalados pelas areias das praias do Buraco e do Canto. Imperdível, com uma das panorâmicas mais lindas da Capital Catarinense do Turismo. O contraste da delicadeza do mar com a exuberância dos prédios impressiona.
No Centro, na Praça da Bíblia, o artesanato está apresentado nas mais variadas formas do talento manual. Dezenas de casinhas estão reunidas, apresentando a cultura local e comercializando lembranças de Balneário Camboriú, como presentes e artigos decorativos.
O Bairro da Barra se destaca por ser o berço histórico e cultural do município. Localizado no caminho que leva à Rodovia Interpraias, lá é possível encontrar moradores antigos, que passam de pai para filho o valor da pesca artesanal. A história da cidade também está explícita na Praça do Pescador, na Igrejinha da Barra ou na escola de Arte e Artesanato, tudo cercado do encantamento e beleza daquele reduto bucólico, com pescadores em suas canoas chegando e saindo na esperança de uma boa pesca.
Para quem busca em Balneário Camboriú a religiosidade, o grande evento do feriado será a encenação “Cristo Vive!”, na Sexta-feira Santa (29), com concentração às 17:30 na Avenida Atlântica, esquina com a Rua 1001. Haverá na Praia Central o primeiro ato teatral. Em seguida, os peregrinos seguem em direção ao Morro Cristo Luz, onde às 19h15 acontece a grande encenação de Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário