sexta-feira, 22 de março de 2013

DICAS DE TURISMO

* Airson Soares da Rosa
Caminhos da Neve

A Rota Turística de Integração da Serra Gaúcha e da Serra Catarinense é um projeto defendido há bastante tempo em congressos, fóruns, seminários e reuniões entre o trade turístico, pelo conceituadíssimo empresário catarinense Wirto Schaeffer. Através de palestras, mapas, vídeos e vistorias “in loco” foi mostrado que faltam apenas 13% para sua conclusão asfáltica e dentro das normas da engenharia. No Rio Grande do Sul 44 quilômetros, em Santa Catarina 18 quilômetros. Com isso, mais de 30 municípios serão beneficiados em sua economia. Então vejamos: saindo de Gramado (RS) seguindo por Canela, São Francisco de Paula, Tainhas, Várzea do Cedro, Alziro Ramos, Jaquirana, Bom Jesus, Santo Inácio, São Francisco Xavier, São Joaquim, Urubicí, Bom Retiro, Alfredo Wagner, Rancho Queimado, Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça, São José e Florianópolis (SC) ganha-se um espetacular passeio turístico e cultural.
 
OBJETIVOS: Encurtar mais de 100 km; Interligar os dois maiores pólos de turismo do Sul do Brasil (Gramado e Florianópolis); Aumentar o fluxo de turistas para 700 mil; Aumentar a ocupação hoteleira; Oportunizar novos negócios; Movimentar em mais de R$ 100 milhões de reais a economia dos municípios abrangidos; Escoar mais de R$1 bilhão da produção primária; e Desafogar a BR-116 e a BR-101.
Os municípios que integram a Rota Caminhos da Neve são responsáveis por mais de 85% da produção de maçãs do Brasil e outras frutas, como a uva onde tem se destacado a produção dos vinhos de altitude. A estrada que une a Serra Gaúcha, os Campos de Cima da Serra e a Serra Catarinense existe há mais de 284 anos, quando foi aberto o primeiro caminho entre Rio Grande do Sul e São Paulo. Os governadores Tarso Genro (RS) e João Raimundo Colombo sabem disso e com certeza terão interesse na conclusão final dessa obra. Acesse www.caminhosdaneve.com.br.
No segmento Turístico, o empresário Schaeffer vem recebendo todo apoio da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Na foto ao lado da diretoria da Abrajet Catarinense trazendo informações atualizadas sobre o Projeto.

PIT STOP

*O Criciúma Esporte Clube firmando convênio (foto) com a Universidade do Extremo Sul Catarinense e a Prefeitura Municipal, consolida o Projeto Tigrinhos, de autoria do presidente e empresário Antenor Angeloni, que espera colher no futuro os frutos pela formação desses jovens atletas em suas dependências. Com isso, o futebol caminha junto com a educação.

*No Turismo Desportivo, ainda, a cidade de Criciúma (SC) preparando-se para receber os torcedores de todo o Brasil durante o Campeonato Brasileiro de Futebol. No Aeroporto Diomício Freitas, de Forquilhinha, os vôos da empresa Azul, com aeronaves de maior porte direto para São Paulo (Campinas), foi uma preocupação a menos para os participantes.

*O Conselho de Segurança Comunitária do Centro de Criciúma marcou ponto positivo com seus integrantes, após a reunião com o comando da Policia Militar alertando a presença de drogados na Praça Nereu Ramos e nos fundos da Casa da Cultura Professora Neusa Nunes Vieira. As providências, com a chegada de policiais, viaturas e a cavalaria, tranqüilizou os moradores, empresários e os alunos dos colégios e faculdades. O local já estava sendo conhecido como a “Cracolândia da Cultura”. Pode? Salve, Criciúma(SC)!

*Os turistas e moradores do Farol de Santa Marta (Laguna-SC) e do Balneário Rincão (SC) estão de olho nas promessas feitas pelos políticos em 2013. Esperam que no ano da Copa do Mundo (2014), no Farol o asfalto chegue até o Camacho. No Rincão, a Via Rápida até a BR-101. Anotem aí...!

*O Município de Içara (SC) está de parabéns pela nomeação de um filho seu para ministro. Salve, doutor Manoel Dias, o novo Ministro do Trabalho.

*O Estado do Tocantins estará realizando em sua capital Palmas, o 30º Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. O evento foi confirmado pelo presidente abrajeteano Luciano, através de oficio, ao presidente nacional Helcio Estrella. O evento acontecerá de 27 a 30 de junho de 2013 e fará parte da programação do Jubileu de Prata do Estado de Tocantins, que completará 25 anos no dia cinco de outubro. São esperados mais de 200 jornalistas especializados em Turismo.

*Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
http://nossojornalsc.blogspot.com
http://turismoedestinos.blogspot.com
www.abrajetsc.com.br
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário