terça-feira, 12 de março de 2013

Transporte turístico catarinense comemora MP sancionada

Os empresários do setor de transporte turístico e fretamento de Santa Catarina comemoraram no último fim de semana, durante encontro em São José, na Grande Florianópolis, o atendimento a uma antiga reivindicação da categoria. A ministra Ideli Salvatti participou do evento para anunciar a sanção da Medida Provisória 582/2012, com a emenda que garante a desoneração do custo da mão de obra.  “Essa é uma conquista nacional, mas foi a Aettusc (Associação das Empresas de Transporte Turístico de SC) quem conseguiu a garantia de que a emenda seria incluída”, conta Nilton Silva Pacheco, presidente da associação. A atual contribuição previdenciária sobre os salários foi reduzida dos atuais 20% para apenas 2%. O setor gera 10 mil empregos diretos e pelo menos 15 mil indiretos. São mais de 100 empresas e cerca de 5 mil veículos.
A promoção do turismo regional diante da alta carga tributária e da falta de segurança nas rodovias catarinenses foram os desafios em pauta no encontro. Os empresários pedem compromisso dos governos estadual e federal para desonerar e desburocratizar o serviço para aumentar a competitividade em relação aos estados vizinhos.  Agora, para que o setor possa crescer ainda mais, os empresários querem a redução da carga tributária estadual – o ICMS catarinense é quase quatro vezes maior do que o gaúcho. “Podemos contribuir muito com o crescimento do turismo catarinense mediante a desoneração dos custos de operação e garantia de mais segurança aos nossos clientes e colaboradores”, assegura Pacheco.
No evento, também foi discutida a capacitação profissional do setor, de olho no atendimento à nova classe média, que nos últimos dez anos passou a viajar mais, favorecendo o turismo rodoviário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário