quinta-feira, 14 de março de 2013

DICAS DE TURISMO

* Airson Soares da Rosa
Caminhantes do Sol 2013

Os índios Xoklengs viviam divididos em três grandes grupos. Um deles circulava pela região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina , outro na região do Rio Negro, na divisa com o Paraná. O terceiro grupo na região Sul de Santa Catarina, entre vales, montanhas e campos de altitude. A esta terra, que elegeram como seu habitat, deram o nome de La Klãno, que significa “Território dos Caminhantes do Sol”. Na metade deste mês, estando no Farol de Santa Marta, contatei com jovens alunos de um grupo Xoklengs do Vale do Itajaí, que chamavam atenção pelos seus cabelos pretos e por sua pele queimada pelo sol e com seus “headphones” pendurados nos pescoços e sorridentes com seus familiares, faziam lanche na única padaria e visitavam aquele freqüentado ponto turístico de Laguna (SC).
Talvez seja por isso que andar nos Territórios do Povo do Sol é exercer esforços de forma coletiva percebendo que aqui tudo se inter-relaciona. A nova expedição Xokleng acontecerá no dia 27 de abril de 2013 nos campos de Bom Jardim da Serra (SC). As fotos (divulgação) utilizadas nesta matéria pertecem a Lara Maciel e Domicio Filho (http://caminhantesdosolsc.blogspot.com). As inscrições foram abertas no dia quatro de março e serão encerradas em 10 de abril. Contatos pelo e-mail expedicaoxokleng@uol.com.br. Garanta sua vaga na caminhada e sua camiseta. Não esqueça! Andar por lá é ser Caminhante do Sol. Vamos nessa?

PIT STOP

*O Fórum de Turismo de Negócios acontecerá nos dias quatro e cinco de julho de 2013 em Brasília (DF). Local: Naoum Plaza e nos dias 10 e 11 de setembro em Florianópolis (SC), no Jurerê Beach Village. O evento reunirá os setores de operações e agenciamentos de viagens, destinos nacionais e internacionais e diversos segmentos turísticos. Inscrições 00++55 48 3304-7798 (ftn@ftnonline.com). Fale com Marta, Luiza ou Paulo.

*O historiador Mário Belolli liderando o “Movimento” que apresentou sugestões aos novos mandatários da Prefeitura Municipal de Criciúma (SC), continua firme em suas fundamentações, lembrando que enquanto não for implantada a Secretaria Municipal de Turismo este segmento em poder da Fundação Cultural (sem autonomia) com um Departamento de Turismo, não decolará. A prova está que em dois mandatos não conseguiram criar nem o Conselho Municipal de Turismo, devido a centralização do presidente da Fundação. Agora estão tentando de novo delegar poderes é necessário nos órgãos públicos. Concluíu Belolli! Acorda Criciúma! Os munícipes esperam mudanças e que os nomeados prestem dedicação integral aos órgãos!

*O Município de Bombinhas (SC), através do Secretário de Turismo Mário Luiz Matos, com apoio do presidente Mário Cesar Pêra, da Associação Empresarial daquele Município, firmaram convênio com o presidente da Abrajet-SC, Alberto Gonçalves de Souza, para a realização de 11 a 14 de abril de 2013 do V Fórum Catarinense de Turismo e o Primeiro Encontro Regional Sul da Abrajet-SC. Empresários e os mais expressivos jornalistas especializados em Turismo de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e o Rio Grande do Sul, além de convidados do Mercosul,debaterão assuntos sobre a importância do Turismo Integrado no Sul do Brasil.(www.abrajetsc.com.br)
 
*Continua repercutindo nas redes sociais (facebook) o desabafo dos moradores, pescadores, da Abrajet e da Ong Guardiões do Cabo de Santa Marta, além dos turistas do famoso Farol de Santa Marta, sobre o menosprezo aplicado àquele ponto turístico internacional pela Prefeitura Municipal de Laguna (SC). O lixo a céu aberto na frente das residências, a falta de medicamentos e médico no posto de saúde, a falta de manutenção na iluminação pública, as más condições de acessos, a falta de um intendente, é lamentável! Com a palavra o excelentíssimo senhor Prefeito Municipal. A pergunta é: por que Laguna não gosta do Farol???
 
Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
http://nossojornalsc.blogspot.com
http://turismoedestinos.blogspot.com
www.abrajetsc.com.br
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário