sexta-feira, 29 de março de 2013

Anunciada verba de R$ 300 mil para reforma da antiga estação ferroviária de Lauro Muller (SC)

O município de Lauro Müller poderá ganhar em breve um ponto de informações turísticas que também será um atrativo no turismo da cidade. O vereador José Antonio De Bettio (PSDB) anunciou essa semana durante sessão na Câmara que conseguiu por intermédio do deputado federal Marcos Tebaldi, que também é do PSDB, uma verba do Ministério de Turismo, no valor de R$ 300 mil reais.
O dinheiro segundo De Bettio será usado para a reforma da antiga estação ferroviária, localizada as margens da SC-390. O espaço deve ser transformado em um museu e ponto de informações turísticas. “Estive junto com o prefeito na sede da Ferrovia Teresa Cristina, em Tubarão, onde fomos tratar sobre a doação de uma locomotiva para ser instalada na frente da antiga estação ferroviária, após a reforma”, contou o vereador, acrescentando que o projeto turístico está sendo elaborado e deve ficar pronto nos próximos dias.
Lauro Muller é o portal entre o Litoral e a Serra Catarinense

Quem visita Lauro Muller, tem como moldura a Serra Geral e nela a exuberante Serra do Rio do Rastro, são 15 quilômetros de estradas em concreto, escavadas em rocha natural, contornando um profundo “cânion” de 1.460 metros em relação ao nível do mar. É considerada uma das estradas mais bonitas e desafiadoras do Brasil, seu percurso propicia a visão de imagens inesquecíveis. Em alguns trechos, a rodovia avança 670 metros de altura em apenas oito quilômetros de extensão. No topo, se descortina o planalto catarinense e um mirante fornece uma visão deslumbrante da serra e do horizonte litorâneo barriga verde.
A Serra do Rio do Rastro une o planalto serrano (com temperaturas negativas no inverno, campos cobertos por gelo e neve) à planície colonizada por italianos e alemães. Com uma altitude de aproximadamente 1.500 metros, em uma extensão menor que 60 km, ela fica a 14 km do centro de Lauro Müller, 201 km de Florianópolis e 52 km de Criciúma.  
Sua economia está ligada de maneira forte e direta à exploração de carvão, também possuem empresas no ramo avícola, bebidas, transportes, madeiras, frigorífico e grande presença na agricultura e no comércio em geral.  Tem uma natureza muito rica, com uma vegetação muito bonita e muitos animais silvestres, além, da magnífica Serra do Rio do Rastro. A beleza dos cânions da Serra Geral, as cachoeiras, os rios, os vales, as montanhas e o clima das estações, inclusive a neve, são paisagens de rara beleza.
Destaca-se também por seus recursos culturais, históricos e técnico científicos como a religião, a música, a arquitetura antiga, a coluna Whitte, as crenças, os sítios arqueológicos e a colonização, baseada na história do carvão, dos tropeiros e dos imigrantes italianos.  A produção de vinho, cachaça, melado, açúcar mascavo, leite e seus derivados, a carne suína, artesanato, o pão colonial e tantas outras atividades do meio rural, tornam-se ricos atrativos para quem busca a paz, o sossego do interior e a harmonia com a natureza. Alternativas culturais como o Museu do Carvão anexo à 1ª Mina de Carvão do Brasil, são potenciais atrações que no futuro serão encontradas em Lauro Muller.

Nenhum comentário:

Postar um comentário