segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Projeto Praia Limpa completa dez anos e contribui para o turismo de qualidade em Balneário Camboriú

Em apenas duas semanas de trabalho o Projeto Praia Limpa, da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), já distribuiu 51.402 sacolas oxibiodegradáveis, 1.287 pequenos cinzeiros e 16.491 pulseiras de identificação para as crianças na orla da Praia Central de  A distribuição é feita por 40 monitores que integram a décima edição do projeto.
Na entrega das sacolas e cinzeiros os profissionais orientam quanto ao descarte de resíduos, sobretudo na areia da praia. Todos passaram por curso de capacitação para a atuação na temporada de verão e receberam palestras sobre as consequências do lixo na vida marítima, turismo e qualidade de atendimento. Temas que buscam facilitar o repasse das orientações aos banhistas.

As pulseiras de identificação auxiliam caso alguma criança se perca na orla. Para esta ação a praia foi dividida em cinco cores e a criança recebe a pulseira correspondente a localização da família, além do nome e contato dos pais e responsáveis. Caso alguma criança se perca os responsáveis devem se dirigir até a barraca do projeto mais próxima e de mesma cor da pulseira. Nena Amorim, secretária do Meio Ambiente, afirmou que “este ano a distribuição do material tem sido surpreendente. A capacitação que os monitores receberam está contribuindo em grande parte para o sucesso do projeto”. A secretária ainda destacou o trabalho feito na orla nos últimos anos para oferecer aos moradores e turistas uma praia com completa balneabilidade.
Os monitores atuam em duplas e se revezam diariamente no período matutino, das 8h30 às 13h30, e no vespertino, entre as 13h e 18h. O Praia Limpa funciona em parceria com o “Terra Limpa”, projeto que leva às escolas do município a conscientização ambiental, também coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário