sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Escolas de samba de Joaçaba intensificam os preparativos para os desfiles

O período é de muito trabalho para as escolas de samba de Joaçaba e Herval d’ Oeste. Há um mês para os desfiles na Avenida XV de Novembro, nos dias 9 e 11 de fevereiro, Vale Samba, Aliança, Unidos do Herval e Acadêmicos do Grande Vale intensificam os preparativos para a festa. Começa a contagem regressiva para mais uma edição do espetáculo que faz o público cantar, sambar e se encantar.
No barracão da Vale Samba, a produção se concentra nas cinco alegorias que serão levadas à avenida. De acordo com o carnavalesco Charles Nazarath, os serviços seguem em ritmo acelerado, dentro do cronograma previsto. Já as fantasias de 20 alas, segundo ele, estão sendo produzidas por uma equipe no Rio de Janeiro. “Optamos por fazer lá em função da disponibilidade de materiais”, diz, acrescentando que apenas uma ala é confeccionada em Joaçaba.
Em 2013, a atual campeã do Carnaval de Joaçaba apresenta o enredo “Por toda Santa Catarina, com muito amor, rogai por nós”. A agremiação vai abusar do colorido e do brilho para mostrar as belezas e os atrativos das regiões catarinenses.
A santa que deu nome ao Estado também terá destaque, assim como as lendas da Terra da Magia. “Os espectadores podem esperar um grande desfile, com muitas novidades”, enfatiza Charles. A azul e branco desfila com mais de 1.300 integrantes.
Na Aliança, a produção das fantasias e alegorias está na fase de acabamentos. Mais de 80% dos trabalhos já foram concluídos, conforme o carnavalesco Carlos Fett. “Dos cinco carros alegóricos, quatro estão prontos. Já as fantasias das 17 alas, dos destaques e casais de mestre-sala e porta-bandeira estão sendo finalizadas”, informa, lembrando que uma equipe de 25 pessoas trabalha, praticamente, o ano inteiro no barracão. As esculturas, como exemplo, foram terminadas no mês de junho.
Nesta edição, a agremiação virá com mais verde, além do luxo e do brilho que já são tradicionais na Aliança. A escola também aposta na iluminação para destacar o enredo “Sou o sete... Meus mistérios não são tão sérios”, que vai abordar os mistérios que envolvem o número, como os pecados capitais, as notas musicais, as vidas dos gatos e o fim da jornada humana, a sete palmos abaixo da terra. Na avenida, serão 1.300 componentes.
A Unidos do Herval também segue com os trabalhos a todo vapor. Enquanto as fantasias das 15 alas estão sendo concluídas, as atenções se voltam para os seis carros alegóricos.
A produção conta com a colaboração de voluntários. “Em 2013, vamos fazer um desfile mais técnico. A escola virá bonita e bastante colorida”, anuncia o presidente da agremiação, Sérgio de Giacometti.Com o enredo “Alquimia curativa, a bula para a vida”, a Unidos vai falar sobre a cura por meio das ervas medicinais, chás e infusões, que surgiram muito antes da medicina convencional. A criatividade, a alegria e o colorido devem, mais uma vez, ser o diferencial da escola hervalense. A agremiação invade a avenida com 1.200 integrantes.
A Acadêmicos do Grande Vale, que em 2013 desfila como convidada da Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’ Oeste (Liesjho), também promete fazer bonito. A produção das 14 alas e duas alegorias está dentro do cronograma estipulado pela escola. “Estamos com 70% do desfile pronto”, afirma o diretor João Paulo Dantas.
A quarta escola de samba do Carnaval de Joaçaba fará sua primeira participação com o enredo “Pintando o sete, fazendo arte, a acadêmicos promete um espetáculo a parte”, em homenagem ao artista que dá vida à folia. O circo, o teatro e o cinema terão destaque na apresentação, que contará com cerca de 550 componentes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário