quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Confira a programação da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Garopaba

A partir de sexta-feira, 01 de fevereiro, a Comunidade Católica de Garopaba realizará mais uma Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, uma das maiores festas religiosas da cidade de Garopaba. A tradição da festa teve início em 1921, na época da fundação da Irmandade de Nossa Senhora dos Navegantes. O evento costumava ser realizado no período da pesca da tainha. Os pescadores iam ao mar e depois de vender o peixe doavam o dinheiro para a realização do festejo. Com o passar dos anos, a festa passou a ser realizada com doações da comunidade e o apoio do poder público, sem abrir mão da participação dos pescadores e sua devoção a Nossa Senhora. Duas procissões – pela Praia, no sábado à noite, e Marítima, no domingo à tarde –, missas festivas e uma celebração no centro histórico da cidade fazem parte das atrações da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em Garopaba.

Corrida do Pescador

Valorizar a cultura e integrar a população por meio do esporte. Esse é o objetivo da tradicional Corrida de Pescador, que será realizada pela quarta vez em Garopaba.A competição, que atrai pescadores de praias de toda a região, foi criada para enaltecer o trabalho do pescador artesanal, figura bastante importante para a economia local, já que a pesca é uma das principais atividades no município colonizado por açorianos no século XVII. O evento acontece no domingo, dia 3 de fevereiro, na Praia Central.
Para participar, a equipe de pescadores precisa de seis tripulantes: um “patrão”, que fica na ponta comandando o barco; quatro “remeiros”, cada um com um remo para levar a embarcação; um “chumbereiro”, que na pesca é o responsável por distribuir a rede; além de dois estivadores em terra, que ajudam a colocar e recolher o barco da água.
Após as competições, haverá uma confraternização na Praça 21 de Abril, no Centro Histórico, reunindo pescadores e seus familiares, moradores e turistas. Cerca de 2 mil pessoas devem acompanhar o tradicional evento. A 4ª Corrida do Pescador faz parte das festividades de Nossa Senhora dos Navegantes e integra a programação da terceira edição do projeto Garopaba Sem Stress, promovido pela Prefeitura Municipal de Garopaba, que até o final do mês de março realiza competições esportivas, apresentações culturais e recreação nas praias, sempre aos finais de semana.
O Garopaba Sem Stress conta com o patrocínio do Farol Shopping, Postos Ipiranga, Supermercado Silveira, Tecno Screen e Supermercado Silva. A realização é da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário