segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Bares e restaurantes do litoral de SC registram incremento entre Natal e Réveillon

Principais reclamações se referem a infraestrutura e mão de obra

Apesar de muita reclamação quanto ao trânsito e a infraestrutura para receber turistas, os proprietários de bares e restaurantes do litoral catarinense entrevistados pela Abrasel SC registraram incremento na movimentação durante o período entre 18 de dezembro e 2 de janeiro. A entidade que representa o setor realizou pesquisa com 100 estabelecimentos para avaliar aspectos que dizem respeito ao fluxo turístico na época de maior número de visitantes no estado. Para 64% dos entrevistados, o movimento no período de festas foi melhor que no verão passado, com a Capital registrando o maior número de satisfeitos – 70%.
O otimismo até o final da temporada também foi refletido na pesquisa, com 67% de todos os entrevistados esperando um resultado melhor que no ano passado. Entre os mais animados estão os estabelecimentos do litoral norte (73,33%), enquanto no sul do estado o percentual ficou em 65% e, na área central, que concentra Governador Celso Ramos, Palhoça e Biguaçu, 50%. Florianópolis também vê a temporada com bons olhos, com 67,5% dos entrevistados indicando melhorias até o final de fevereiro.
O poder aquisitivo dos turistas pode ser apontado como um dos fatores que indicam estas boas perspectivas. Para 36% dos participantes, os visitantes estão com mais dinheiro no bolso, principalmente entre os proprietários de bares e restaurantes de Florianópolis, Sul e Norte catarinense. Porém, quando perguntados sobre o número de turistas estrangeiros, a reclamação é geral, com 46% apontando diminuição na quantidade desses visitantes. “Isto se deve principalmente ao baixo volume de argentinos, que desta vez tiveram que viajar em seu próprio país, já que as restrições ao uso da moeda fora da Argentina inibiu a vinda dos hermanos”, explica Fábio Queiroz (foto abaixo), presidente da Abrasel SC, ressaltando que a grande onda dos vizinhos é mesmo em meados de janeiro.
Surpresa- O que mais surpreendeu a entidade foi o número de paranaenses que visitaram o estado no período de festas. “Pela primeira vez turistas daquele estado ultrapassaram em número os gaúchos. Os paulistas, como sempre, lideraram”, afirma Queiroz. Se a mão de obra necessária para dar conta de todo este movimento é essencial, a contratação de novos colaboradores foi um dos quesitos que mais obtiveram reclamações, com 86% dos entrevistados apontando dificuldades como alta rotatividade e falta de comprometimento. Os que se anteciparam nas contratações e treinamento, “inspirados” pelas experiências ruins de anos anteriores, se deram melhor. Em todo o litoral, 50,54% dos 100 pesquisados estão satisfeitos com sua equipe.

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