domingo, 20 de janeiro de 2013

18ª Festa de Yemanjá na Praia Central de Balneário Camboriú

A festa para Yemanjá, tradição em Balneário Camboriú, reúne há 18 anos fiéis e admiradores da Rainha do Mar para homenageá-la segundo as tradições umbandas. A celebração acontece no dia 1º de fevereiro com início às 20h30, no Pontal Norte da Praia Central e faz parte das obrigações dos umbandistas e espiritualistas, seguidores da cultura africana.
Yemanjá, segundo a crença umbandista, é um dos maiores orixás do panteão africano, conhecida como Mãe das Águas. Popularmente é nomeada como Nossa Senhora dos Navegantes e sua imagem figurou por muitos anos nos altares umbandistas. Admiradores levam flores e velas à beira do mar e fiéis fazem seus pedidos e cânticos.
Em Balneário Camboriú, participam desta festa fiéis de diversas cidades de Santa Catarina, bem como do Paraná, Rio Grande do Sul, Argentina, Uruguai e Paraguai. Na religião católica as homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes acontecem no dia 2 de fevereiro, para que uma festa não interfira a outra. Cecília Correia, moradora da cidade, acompanha a festa há cinco anos. “Sou católica e todos os anos vou até a praia para entregar minha homenagem, em agradecimento as graças atendidas no ano que passou e renovar as intenções para o novo ano que se inicia”, afirmou.
O pescador Carlos Alberto Vieira, devoto de Nossa Senhora dos Navegantes traz no peito um pingente com a figura da santa. “Ela me acompanha todas as vezes que entro no mar. Na hora do apuro é a ela que eu recorro. Tenho muita fé e faço questão de homenageá-la todos os anos, trago flores e faço minha oração”.

PROGRAMAÇÃO

20h30: Formação da Corrente Mediúnica / todos os presentes
20h35: Formação do Grande Conselho (Pais e Mães de Terreiros, Pais e Mães de Santo – Diretores Espirituais – Sacerdotes e Representantes dos Terreiros Presentes);
20h45: Saudação à natureza;
20h50: Hino da Umbanda;
21h00: Discursos das autoridades;
21h30: Oração de Abertura dos Trabalhos Festivos;
21h35: Prece a Yemanjá – Mãe Lê da Oyá
21h40: Chamada de Ogum Maremar – Guia Espiritual do Mestre Marne
21h45: Chamada dos guias espirituais e de todos os Médiuns da corrente. Tendo a entrega de oferendas de todos os presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário