segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

De 11 a 21 de janeiro Pomerode faz sua grande festa

De 11 a 21 de janeiro de 2013, Pomerode reúne toda riqueza da cultura brasileira de origem alemã, celebrada em meio a muita música, chope, dança, gastronomia, história e diversão.
A Festa Pomerana é, acima de tudo, um tributo à cultura e aos costumes de Pomerode – “A cidade mais alemã do Brasil”. Autêntica e familiar, a Festa Pomerana mantém viva e sempre atual a herança dos imigrantes germânicos, presente ainda hoje no cotidiano da população. Conhecida por ser a festa oficial de Pomerode, acontece sempre no mês de janeiro, período em que é comemorado o aniversário do Município, no dia 21. Assim, o evento surge também como mais uma ótima opção de lazer para quem escolhe o Estado de Santa Catarina como seu destino de verão.

Desfiles diários

O desfile cultural é um dos momentos mais esperados da programação da Festa Pomerana. É uma oportunidade para os moradores trazerem às ruas, através de alegorias, pequenas representações visuais do cotidiano de suas comunidades, relembrando antigas e atuais tradições de Pomerode.

Competições típicas
 
Na Festa Pomerana, é possível se divertir testando habilidades nas competições típicas, que resgatam algumas práticas dos colonizadores. A programação do evento traz uma vasta opção de brincadeiras abertas a todos os visitantes.Os vencedores de cada noite se classificam para as finais e concorrem à premiação no último domingo da Festa. Para participar, basta se inscrever gratuitamente cerca de uma hora antes do início das provas, no Pavilhão de Competições.

Alles Wurst – É tudo lingüiça: nesta inusitada competição, é preciso comer um salsichão do tipo bock, em tamanho especial de23 centímetros, no menor tempo possível. Provas diárias, nas categorias masculina e feminina.

Schneidermüller (Serrador de Lenha): dois parceiros utilizam uma serra dupla para serrar o tronco de madeira. Vence a dupla que serrar em menor tempo. Provas diárias, nas categorias masculina e feminina.

Holzhacker (Lenhador): o competidor precisa cortar um tronco de madeira com um machado. A classificação ocorre de acordo com o tempo gasto na execução da tarefa. Provas diárias, na categoria masculina para competição e feminina somente demonstração.

Chope em metro: o competidor precisa beber 600ml de chope diretamente da tulipa, sem “babar” ou derramar a bebida. Vence quem cumprir a tarefa no menor tempo possível. Provas diárias, nas categorias masculina e feminina. (Permitido apenas para maiores de 18 anos.)

Brincadeiras

No Pavilhão das Competições, há também brincadeiras inspiradas nos jogos típicos dos clubes de caça e tiro do Município, com brindes para os melhores rendimentos (participação paga).

Herzschiessen (Alvo do Cupido): com uso de uma arma de pressão, o praticante brinca de cupido, na tentativa de acertar o alvo em formato de coração.

Scheibenschiessen (Tiro ao Alvo): a mais tradicional competição pomerodense. Nela, o praticante tem direito a três tiros, na tentativa de acertar o centro do alvo. O melhor atirador e a melhor atiradora de cada noite são condecorados no Palco das Competições.

Bolão de mesa: o visitante precisa arremessar uma bola e acertar nove pinos de madeira, que estão presos a uma corda. A brincadeira é inspirada no tradicional jogo de bolão, similar ao boliche, realizado pelos clubes de caça e tiro.

Vogelstechen (Pássaro ao Alvo): o participante arremessa um pássaro de madeira, preso por um pêndulo, na tentativa de acertar o alvo

Localização
 
Parque Municipal de Eventos
Av. 21 de Janeiro, 2150 – Centro – Pomerode/SC (veja mapa)
Contato: +55 (47) 3387-2627 | festapomerana@pomerode.sc.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário