Neste domingo, 02 de dezembro, o 6º Volksfriends – Encontro de Fuscas e Derivados, um dos quatro maiores encontros do gênero do país. O Pavilhão de Eventos da cidade de Pomerode vai receber, das 8h às 18h, Fuscas e derivados com motor refrigerado a ar, diversas opções de alimentação, bebidas e diversão para todas as idades. São esperados veículos principalmente dos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. Amigos de outras regiões, inclusive da Argentina, também marcarão presença, assim como a réplica do Fusca utilizado pela Polícia Militar blumenauense em 1987.
Além da apreciação de veículos, dos modelos originais aos “tunados”, haverá competição de chope em metro e lenhador, relembrando as tradições germânicas da região. Para as crianças, o evento trará espaço reservado com piscina de bolinhas e cama elástica. Quem também estará presente no domingo, é a parceira joinvilense Volksbier, levando chope pilsen, weiss (de trigo) e stout (escuro). Para não fugir do clima da cidade mais alemã do Brasil, muito menos da temática, o chope será servido, em diversos pontos do pavilhão por quatro Fuscas, dois na cor preta, um vermelho e um amarelo, representando as cores da bandeira alemã.
A visitação no Volksfriends é gratuita. Os expositores devem se inscrever na entrada do evento colaborando com cinco quilos de alimentos não-perecíveis, que serão doados, posteriormente, para entidades assistenciais de Pomerode.
História do Fusca
A história do Fusca é uma das mais complexas e longas da história do automóvel. Diferente da maioria dos outros carros, o projeto do Fusca envolveu várias empresas e até mesmo o governo do seu país. Além de ter levado à fundação de uma fábrica inteira de automóveis no processo. Criado na década de 30, com pequena interrupção da sua produção durante a Segunda Guerra Mundial, o Fusca foi sempre o carro mais barato em todos os países em que foi comercializado. Logo que as dificuldades econômicas foram superadas, no pós-guerra, o Fusca, com sua fama de indestrutível, dominou a sua fatia de mercado e se tornou um ícone que persiste até os dias de hoje, apesar de já não ser fabricado há muitos anos.O primeiro Volkswagen brasileiro foi lançado em 1959, obedecendo, com poucas modificações, ao projeto de Ferdinand Porsche, lançado na Alemanha 20 anos antes. Em 1986, depois de 27 anos, a Volkswagen desistiu de fabricá-lo, alegando que era um modelo muito obsoleto, apesar de ser ainda um dos 12 carros mais vendidos daquela época.
Em 1993, por sugestão do então presidente Itamar Franco, a empresa voltou a fabricar o modelo. Itamar queria a fabricação de carros populares e sugeriu que o Brasil precisava de um carro como o Fusca. Como na década de 90 já existiam carros populares com mais acessórios que o Fusca, a venda não foi à esperada e, em 1996, a Volkswagen desistiu do projeto. Porém, o Fusca permanece como um dos carros usados mais vendidos e valorizados no mercado nacional.
SERVIÇO:
O que: 6º Encontro de Fuscas
Quando: dia 2 de dezembro – domingo
Onde: Pavilhão de Eventos de Pomerode, a partir das 8h
Entrada: Gratuita para o público
Para expositores: cinco quilos de alimentos não-perecíveis
Nenhum comentário:
Postar um comentário