quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Algumas dicas para aproveitar melhor sua viagem de fim de ano

As viagens de final de ano costumam ser curtas, principalmente as de Natal e Ano Novo. Por isso quanto mais organização e planejamento, mais proveitosa será sua viagem.
Confira algumas dicas que podem tornar a sua viagem mais prazerosa:

  • Separe o dinheiro que irá levar: faça um orçamento de quanto poderá gastar na viagem e não esqueça que em janeiro têm as famosas contas de início de ano, como IPVA, IPTU, rematrícula, entre outras. Separe também quanto irá gastar em dinheiro, cheque e cartão de crédito.
  • Faças reservas: procure sempre um bom hotel com antecedência. Encontrar um bom hotel e barato de última hora é quase impossível.
  • Segundo o Procon, a oferta por meio de anúncios e folhetos deve conter informações claras e precisas referentes à viagem: valores cobrados nas partes aérea e terrestre, categoria das passagens, taxas de embarque, tipos de acomodação (quarto duplo, individual), traslados, refeições oferecidas, guias, número exato de dias, juros nos pagamentos a prazo e, por fim, despesas extras que ficarão por conta do consumidor.
  • Procure ficar pelo menos quadro dias no destino escolhido. Esse tempo garantirá que você visite os principais pontos turísticos da cidade com calma.
  • Recuse as encomendas: ficar andando de lojinha em lojinha procurando encomendas dos amigos, vizinhos e familiares fará com que você perca tempo e pode gerar estresse.
  • Liste os lugares que pretende conhecer e peça ajuda no hotel para traçar os melhores roteiros.
  • No caso de viagens internacionais, fique atento para as questões de câmbio de moeda, pois isso afeta decisivamente os gastos de maneira geral.
  • Nas compras realizadas com cartão de crédito, a conversão será feita para pagamento em real na data de vencimento do fechamento da fatura. Vale, portanto, verificar a conveniência de optar por outras formas de pagamento como traveler check ou cartão pré-pago.
  • Cruzeiros

    Na hora da escolha do cruzeiro não deixe de levar em consideração a existência de uma temática para a viagem – romântico, fitness, gastronômico, cultural, entre outros.
    Antes de fechar o pacote verifique o preço total, opções de pagamento, duração do passeio, locais de saída, se o preço abrange o transporte terrestre ou aéreo até esses locais.
    Verifique também o número de refeições diárias. Para quem irá viajar com crianças é importante verificar a existência de monitores e atividades direcionadas a elas.
    Por fim, vale lembrar que é fundamental perguntar sobre a necessidade de vistos, vacinas e autorização para viagens de menores.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário