sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O furacão Sandy e os turistas de desastres

A passagem do furacão Sandy por Nova York deixou um rastro de destruição pela cidade e, além de prejuízos, trouxe um tipo peculiar de visitante à metrópole norte-americana: os turistas de desastres.
Esse tipo de visitante não se intimidade diante de cenários de acidentes, tragédias ou desastres naturais, pulando escombros e chegando o mais próximo possível de faixas de isolamento para tirar fotos de casas destruídas, árvores caídas e barcos virados no meio da rua. O mesmo aconteceu em janeiro deste ano após o naufrágio do navio Costa Concordia na Itália. O acidente atraiu centenas de turistas à região da ilha de Giglio, ansiosos para ver a enorme embarcação adernada junto à costa italiana.
Em uma reportagem da agência Associated Press, moradores de Nova York e Nova Jersey declararam-se incomodados e até ofendidos com esse tipo de comportamento. “Acho um pouco ofensivo, como proprietária, porque me senti violada”, disse Joanne McClenin, que teve sua casa completamente inundada após a passsagem da tempestade. Michelle Van Tassel, moradora de Staten Island, disse ter tido dificuldades para chegar à casa de uma amiga devido ao número de pessoas na rua. “Tem uma enorme quantidade de gente que veio para tirar fotos e ver a destruição, parece mais uma atração turística do que pessoas tentando ajudar.” “Obviamente eles não têm mais nada para fazer”, disse outra moradora atingida. “Se essa é sua forma de entretenimento – aproveitar o desespero alheio -, eu não tenho tempo para isso. Estou apenas tentando limpar e salvar o que eu posso”, completou.
E você? Acha normal ter curiosidade diante de locais de tragédias ou considera essa atitude um desrespeito?
Por Vanessa Corrêa da Silva - Blog do Turismo da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário