sexta-feira, 23 de novembro de 2012

24ª FESTURIS TRAZ PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DO TURISMO A GRAMADO

O evento, aberto na noite de quinta-feira (22), inova com os Salões de Acessibilidade e Enoturismo e se consolida pela internacionalização Em um ano de otimismo no cenário econômico mundial, marcado pela expectativa de crescimento de 4% do segmento turístico, o Festuris apresenta números ainda superiores. A direção do evento comemora um acréscimo de 33,49% na metragem quadrada vendida na área internacional em relação ao ano passado. Além disso, os destinos do exterior aumentarão em 24,13%, reafirmando a feira como um grande palco de negócios de turismo internacionais.
A 24ª edição terá cerca de 400 estandes, em um total de duas mil marcas expostas e mais de 40 países participantes. Destinos como China, México, África do Sul, Itália, Uruguai, República Dominicana, Suíça, Ilhas Seychelles, Barbados, Jordânia, Colômbia e Equador são alguns dos destaques. Em 2011, 14 mil pessoas visitaram o Festuris. A direção do evento estima um crescimento de 15% em 2012 com relação à edição anterior.

Solenidade de abertura

O evento começou com a tradicional solenidade de abertura, no Palácio dos Festivais. Os amigos do Festuris estiveram reunidos para mais um encontro de sucesso, com a recepção dos diretores do evento Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius. Eles deram as boas-vindas aos operadores, agentes de viagem, autoridades e jornalistas de todo o mundo, totalizando mais de 800 pessoas. Várias autoridades estiveram presentes a exemplo do ministro do Turismo, Gastão Vieira; o presidente da Câmara dos Deputados, o gaúcho Marco Maia; a secretária estadual de Turismo, Abgail Pereira; a ministra do Turismo do Uruguai, Liliam Kechichian; a vice-cônsul de Portugal, Adriana Ribeiro; o ministro do Turismo, Atividades Promocionais, Comércio Exterior e Internacionalização da Região do Vêneto (Itália), Mario Finozzi; o embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Indonésia no Brasil, Sudaryomo Hartosudarmo, e o secretário de Turismo de Ushuaia, Daniel Leguizamon, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, abrindo as portas da feira de negócios, que ocorrerá no Serra Park, nesta sexta-feira, às 14 horas.  

Acessibilidade

O Salão de Acessibilidade está entre os lançamentos oficiais da feira em 2012. Somente no Brasil, são 45 milhões de pessoas portadoras de alguma deficiência, sem considerar idosos, gestantes e crianças. Com a necessidade urgente de melhorias no setor, visando os megaeventos que o País sediará nos próximos anos – Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo e Olímpiadas – o Festuris conta com diversas empresas especializadas no salão, assim como a Itália, único destino presente no espaço, que é modelo de acessibilidade na Europa e no mundo. E, ainda, o evento esta totalmente acessível, com a instalação de elevador, disponibilização de cadeiras de rodas, rampas e corredores mais largos, além da preocupação com o receptivo capacitado para o atendimento a portadores de necessidades especiais. 

Salão Enoturismo

Assim como o Salão de Acessibilidade, o Salão de Enoturismo é um dos projetos inovadores neste ano no Festival do Turismo de Gramado. O salão, que mostra destinos indutores do vinho, está sendo visitado por caravanas internacionais e pelos representantes da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav) de todo o País. A realização é do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Sebrae Nacional e secretarias de Turismo e Agricultura do Estado. 

Congresso

O congresso do Festuris traz nesta edição o tema “Fusões, alianças e rede – reciclando estratégias de gestão”. Nas manhãs de 23 e 24 de novembro, no Centro de Convenções do Serrano Resort, os participantes do evento são convidados a prestigiar os painéis que abordarão uma série de questões que envolvem o trade turístico. Nos dias atuais, cada vez é mais comum o mercado exigir capacitação profissional em várias frentes, e não apenas em uma área especifica.
Com este conceito, todos que estão ligados ao turismo devem explorar ao máximo estas “dicas” de atualização, como as que são dadas no Festuris. Palestras e painéis são focados em estratégias de marketing, explanação sobre as principais fusões de companhias aéreas e, claro, a acessibilidade. Além de se prepararem, os agentes de viagens, expositores e visitantes em geral podem participar do congresso e terão a oportunidade ainda de acompanhar o crescimento da concorrência, tendo, assim, a chance de alinhavar suas estratégias para os principais negócios, garantindo seu espaço nos mercados nacional e internacional.

Aplicativo  

Pela primeira vez, o evento possibilita aos seus participantes (expositores, visitantes e funcionários) o total acesso às principais informações da feira no seu bolso. Com o lançamento do aplicativo oficial do evento, todos que possuírem iPhone ou smartphones com o sistema Android poderão visualizar o mapa da feira, acompanhar a programação oficial, as informações dos expositores, as atividades paralelas, enfim, tudo o que ocorrerá de principal na maior feira de negócios de turismo da América Latina. As principais vantagens da ferramenta são preciosas para otimizar o tempo dos participantes e garantir a participação nas atividades de maior interesse do utilizador. Com o aplicativo, os visitantes poderão fazer uma “triagem” em todas as informações da feira e agendar de forma automática as ações. “Minutos antes de ocorrer, a pessoa será notificada no próprio telefone sobre o início da atividade”, afirma o diretor do Festuris, Marcus Vinícius. Outra vantagem é que, após fazer o download da ferramenta, não é necessária a Internet para acessar as informações. “A conexão é necessária apenas para atualizações”, conclui Marcus.

Troféu Silvia Zorzanello 
 
Pelo segundo ano, uma das fundadoras do Festival do Turismo de Gramado, Silvia Zorzanello, será homenageada pela Câmara de Vereadores da cidade. Realizada por meio da entrega de um troféu que leva o nome de Silvia para personalidades do turismo, neste ano a agraciada será Norma Martini Moesch, secretária de Turismo de Santa Maria. O prêmio é entregue anualmente para pessoas que se destacaram no meio turístico em âmbito nacional. A solenidade ocorrerá nesta sexta-feira, a partir das 19 horas
 
Futebol  

Durante as edições do Festival do Turismo de Gramado, sempre ocorre uma programação paralela ao evento, que conta com confraternizações e outras atividades envolvendo os participantes do Festuris. O Futebol do Festival é uma delas, conhecida há bastante tempo pelo trade, e que já ocorre há várias edições. Na programação, ocorrem três partidas: futebol feminino, masculino veterano e força livre masculina. Mesmo envolvendo disputas, a ação tem a finalidade de interação e descontração entre os participantes.
Como estes objetivos foram plenamente alcançados, os patrocinadores já confirmaram apoio para o próximo ano. São eles: TAM, Costão do Santinho, Brocker Turismo e Empresas Schultz. Para o evento de 2012, mais de 900 pessoas já estão confirmadas para prestigiarem a programação da ação, que começa às 10 horas do dia 24 de novembro, no Hotel Continental, em Canela.

Atividades paralelas

Além do congresso e da feira, o Festuris conta com uma série de atividades paralelas ao evento, entre elas, encontros, debates, festas e almoços. As festividades começaram quinta-feira (22), e se estendem até a finalização do evento, no dia 25.
Quinta-feira, dia 22:
Festa “Carnaval de Pernambuco, é Só Chegar” – Atração principal: Alceu Valença.

Colaboração: Jornalista Jefferson Severino

Nenhum comentário:

Postar um comentário