Meses de trabalho, roteiros produzidos por equipe especializada e testados por quem entende de ecoturismo e turismo de aventura. Agora, a estreia oficial das novidades turísticas da Costa Verde & Mar ficará a cargo de uma família que entende de aventura como ninguém. A Família Müller desembarcou no final de semana na região para cinco dias experimentando o que os turistas poderão apreciar como novidade desse trecho que mescla paisagens litorâneas e rurais em Santa Catarina.
A formatação dos roteiros se deu por meio de um termo de cooperação entre o Consórcio Intermunicipal de Turismo (Citmar) e o Instituto Alouatta. Um diagnóstico prévio foi apresentado e, em seguida, foram realizadas visitas técnicas em cada um dos municípios integrantes da Região Costa Verde & Mar. “Com esses novos roteiros, será possível dar o suporte necessário ao turista, que cada vez mais busca a Costa Verde & Mar como alternativa diferenciada em Santa Catarina. A região que é fortemente conhecida em determinados períodos do ano, também acredita que as novidades ajudarão a combater a sazonalidade turística”, diz o presidente do colegiado de secretários de Turismo, Cláudio de Souza.
Dados do Instituto Alouatta apontam um caminho importante: essas duas formas de turismo são as que mais crescem no mundo. Somente o ecoturismo tem um crescimento estimado entre 15% e 25% ao ano. Paulo Cadallóra (foto), responsável pelo instituto, explica que a região possui um imenso potencial para as atividades de Ecoturismo e Turismo de Aventura, pois conta com paisagens de rara beleza cênica que são um convite ao convívio com a natureza.“Sem dúvida, o Ecoturismo e o Turismo de Aventura trazem para a região os visitantes que buscam experiências diferenciadas de interação, recreação e lazer, em qualquer época do ano. As próprias praias são um excelente produto para se vender no Inverno, afinal, possuem belas trilhas e contato com as comunidades de pescadores”, comenta. E reforça: “uma interação que é possível somente em épocas mais calmas. A região também tem muitas matas com uma fauna riquíssima que pode perfeitamente atrair o turismo científico. Assim como vendemos a agitação na alta temporada, devemos vender a tranqüilidade na baixa temporada”.
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