segunda-feira, 19 de novembro de 2012

DICAS DE TURISMO

Mina de visitação
Num encontro com os municípios, provocado pela Santur - Santa Catarina Turismo S/A, órgão oficial de Turismo do Estado de Santa Catarina, estiveram reunidos nas dependências da Mina Turística Octávio Fontana (fotos) em Criciúma (SC) no último dia 12 e foram recebidos pelo Diretor de Turismo Ismail A. Ismail. O presidente Valdir Walendowski e seu diretor de Marketing Flávio Agostini, acompanhados pela consultora e sócia da empresa Chias Marketing Patrícia Servilha e sua equipe, com o objetivo de apresentar à região “Encantos do Sul”, o Plano Catarina 2020 para a implantação de um roteiro integrado nos municípios da região. Interessante que esta proposta já em 1982 a Sulcatur - Associação Sul Catarinense de Turismo apresentava e desenvolvia com os 40 municípios sulinos.
A dificuldade até hoje encontrada para aplicar o turismo integrado aqui no Sul do Estado é justamente a falta de união e conscientização do segmento turístico e das cabeças pensantes, no caso os Prefeitos Municipais, que cada um quer puxar a brasa para o seu lado, ou melhor cada um deseja ser autor da idéia, para não dizer o “pai da criança”. Muitos dos municípios nem possuem suas secretarias de Turismo, com pessoal capacitados, dotação orçamentária e nem material de divulgação, o que é lamentável, pois o alto mandatário do Municipio (Prefeito) deseja administrar tudo e “aparecer” sozinho.
Esta é a verdade e muitos deles nem participam de seminários importantes com este. Eles desconhecem o valor do turismo na economia mundial, sendo ela a atividade que mais produz emprego e renda. O presidente da Santur, Walendowski, enfatizou bem na abertura do Seminário, nós montamos e pagamos o Plano Catarina, e quem deverá tocar é justamente o Munícipio.
Tudo será muito difícil neste ano de 2012/2013, pois novos Prefeitos assumirão por força das eleições e tudo começará do zero. Será o Turismo objetivo das “prioridades administrativas?”. Francamente não acreditamos pela falta e interesse e respeito para com este segmento tão importante. Mas, ficaremos atentos para as cobranças. Como sempre fazemos!

PIT STOP

*Vem aí o Festival Internacional de Corais em sua 19ª edição em Criciúma (SC), no Teatro Elias Angeloni, com a participação de 30 atrações internacionais confirmadas. Corais da Bolívia, Chile, Argentina e Uruguai. Também farão apresentações grupos de Santa Catarina, São Paulo, Belo Horizonte e Paraná, num total de 18 corais. Mais informações através do telefone (48) 3445-8840 e o site www.criciuma.sc.gov.br.

*Conheça o interior de uma mina de carvão (fotos). Visite a Mina Octávio Fontana em Criciúma (SC), no Bairro Naspolini. Informações através do telefone (48) 3445-8734. Horário de visitação das 9 às 12 e das 13 às 18 horas. Ingressos R$ 8,00, meia entrada R$ 4,00. Entrada gratuita para alunos das Escolas Municipais e visitantes com 65 anos de idade.

*A antiga Mina Modelo Caetano Sônego, no Bairro Mina Brasil, em Criciúma, a única na América Latina e no Brasil aberta à visitação pública, desativada em 2004 por falta de manutenção, segundo informações do presidente da Fundação Cultural de Criciúma Sérgio Zapelini, será transformada em Memorial do Carvão. O segmento turístico assim espera.

*Repetindo! O novo Município Balneário Rincão (SC), sob os cuidados da Prefeitura Municipal de Içara (SC), continua sem Prefeito Municipal e abandonado. Lixo e lama nas ruas com mato e entulhos nos terrenos baldios. A cooperativa de luz trocará o posteamento nas ruas, mas a Intendência está esquecendo de limpá-las. O que fazer??? Com a palavra os senhores vereadores, eleitos pelo povo. Salvem o ano 2013.

*Na ultima reunião do CONSEG-CENTRO, um dos assuntos da pauta versou sobre a presença de drogados na Praça do Congresso e a passagem de veículos não autorizados pela Praça Nereu Ramos em alta velocidade. Pode isso? Foi solicitada a presença da Guarda Municipal e da Policia Militar. Agora, Criciúma (SC) entra no cenário mundial com os incêndios de vários ônibus. Falta segurança ou não falta para a Capital Brasileira do Carvão?

*No Turismo Desportivo,o Criciúma Esporte Clube conseguiu o acesso à primeira divisão do Campeonato Brasileiro, com o empate em 0x0 diante do Atlético do Paraná, após oito anos. Parabéns presidente Antenor Angeloni e sua equipe. Dá-lhe Tigre! Na foto entrego uma camisa do Tigre ao jornalista e conselheiro do Santa Cruz de Recife, Luiz Felipe Moura.

*O esporte amador do Estado Catarinense perde uma de suas atletas campeã do handebol feminino. Perde a vida em acidente automobilístico, a atleta (goleira) da equipe de Criciúma (SC) Renata Rocha, que jogou por várias equipes do Estado, nos deixou. Fique com Deus, querida! Nossos sentimentos a todos os seus familiares. Na foto com suas colegas (Jasc 2008) Cris, Josi, Pâmela, Renata, Natália e Muriel.

*O Festival de Turismo de Gramado, que começa dia 22 e termina no dia 25 de novembro, com grandes atrações nacionais e internacionais, como sempre a Rádio Difusora estará presente com este colunista. A abertura no Palácio dos Festivais. O Natal Luz, a feira com produtos turísticos no Serra Park e os palestrantes no Centro de Convenções Serrano Resort são pontos fortes e imperdíveis. O Estado de Pernambuco vem com gastronomia e música liderado por Alceu Valença na noite de abertura do Festuris, na Sociedade Recreativa Gramadense (basta apresentar o crachá do Festuris). A tradicional Noite de Sergipe no Vox Music. O Festuris 2012 promete “bombar” ! (www.festuris.com.br)

*Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário