sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Bento Gonçalves está presente no 24º Festival de Turismo de Gramado

Bento Gonçalves, Capital Brasileira da Uva e do Vinho, participa de mais uma edição do Festival de Turismo de Gramado. O evento em sua 24ª edição ocorre de 22 a 25 de novembro no Centro de Feiras e Eventos Serra Park em Gramado/RS. O município será representado em três diferentes espaços: o estande Bento Pura Inspiração - onde todos os roteiros da cidade serão apresentados em parceria com o trade turístico; o espaço Talentos do Brasil Rural, com presença dos roteiros Caminhos de Pedra e Vale dos Vinhedos; e no estande do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), que irá apresentar Bento Gonçalves e outras regiões de enoturismo do Brasil.
No estande, o município e parceiros divulgam material promocional e atrativos da cidade - um dos 65 destinos indutores do Brasil, dentro do projeto de Regionalização do Ministério do Turismo. O município também será divulgado por meio do projeto Talentos do Brasil Rural, do Ministério do Turismo.

A titular da SEMTUR, Ivane Fávero (foto), ainda participa do Salão do Enoturismo, com exposição da experiência do município. Nesta edição do Festival, além do Salão de Acessibilidade, o Festuris terá o Salão de Enoturismo, considerado um dos projetos inovadores neste ano. Segundo o Festuris, os salões otimizam a participação dos expositores e visitantes, tornando o espaço mais prático e bem distribuído. O salão será visitado por caravanas internacionais e pelos representantes da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav) de todo o País.
O Festival tem sido um espaço de relevância para a exposição dos roteiros e divulgação de novos projetos do município. Em edições anteriores o município também lançou suas novidades em material promocional e eventos, como o Bento em Vindima. Na edição de 2010, a secretária foi homenageada com o troféu Amigos do Festival em reconhecimento à sua contribuição ao turismo, através do trabalho quem vem desenvolvendo com objetivo de potencializar cada vez mais a serra gaúcha.

Roteiros segmentados


 Na sexta-feira, 23, às 17h30, ocorre o lançamento dos Roteiros Segmentados - Bento Pura Inspiração no estande do município (número 273). Conforme Ivane, a iniciativa de estruturar estes roteiros surgiu a partir da grande demanda de de pessoas que escreviam solicitando uma proposta de roteiro. "No entanto, é sempre importante salientar que a escolha de uma agência de um guia de turismo fará com que a viagem seja melhor aproveitada", lembra. Ao todo, são indicados mais de 50 atrativos, sendo que cada roteiro contempla uma média de 12 estabelecimentos para serem visitados. As experiências recomendadas envolvem atrativos de enoturismo, incluindo as visitações a diferentes vinícolas, gastronomia, turismo rural, artesanato e produtos coloniais entre outras vivências ligadas a uva e vinho e cultura dos imigrantes italianos.
Bento no roteiro das caravanas internacionais


Durante o período do festival, diversos grupos de vários países visitam o estado. E Bento Gonçalves recebe caravanas nesta e na próxima semana. A caravana "Conhecendo o Rio Grande do Sul: Produtos e Atrativos Turísticos", organizada pela Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (SETUR), conta com 16 profissionais, agentes e operadores de turismo de oito países. Conforme a SETUR, o grupo realiza roteiros pelo interior do Estado para conhecer as principais cidades do trade turístico gaúcho e a primeira parada ocorreu em Bento Gonçalves nesta terça-feira, 20, com visitas programadas ao Vale dos Vinhedos e um passeio de Maria Fumaça. A secretaria informa que o objetivo da ação é divulgar os principais destinos do Rio Grande do Sul para representantes do setor vindos da Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, Venezuela, Colômbia, Equador e Panamá. O roteiro ainda inclui Cambará do Sul, Canela, Gramado e Porto Alegre.
A segunda caravana é organizada pelo Festuris. Serão quatro grupos com agenda em Bento, provenientes de países como a Alemanha, Itália e Colômbia e um grupo da TAP com agenda a partir do dia 22 e seguindo até 26 de novembro. A programação do Festuris dentro das caravanas internacionais tem a apresentação ao trade turístico e aos atrativos dentro da feira e também um roteiro turístico especial para que uma parte do grupo conheça a região. As parceiras oficiais do festival neste trabalho são as companhias aéreas TAM e a TAP.

Sobre o Festival
Uma das grandes feiras de negócios turísticos da América Latina, o Festival do Turismo de Gramado reúne, no sul do Brasil, significativa amostra do produto turístico mundial. Razão pela qual figura ao lado dos mais importantes eventos do setor. O Festival de Gramado propicia o clima ideal para a concretização de negócios e parcerias que geram sólidos resultados durante todo o ano.
O festival é voltado exclusivamente a profissionais do trade turístico. Por seus corredores circulam mais de 13 mil profissionais do ramo. As atividades do Festival do Turismo de Gramado compreendem feira de negócios, congresso, workshops e eventos sociais. (Fonte e mais informações:
www.festivaldeturismodegramado.com.br )

Nenhum comentário:

Postar um comentário