quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Cultura e gastronomi​a do Pará na vitrine do Festuris em Gramado a partir desta quinta (22)

A cultura do Pará, representada pelo artesanato, pela gastronomia, pelo cheiro-do-Pará e outros itens vai estar na vitrine do principal evento de turismo do Rio Grande do Sul, o Festuris – Festival de Turismo de Gramado. A apresentação do Pará como a obra prima da Amazônia na última feira do calendário nacional de eventos de turismo será em um estande de 16m² montado no evento, que acontece de 22 a 25 deste mês.

Uma articulação da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Pará) e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) garantiu que cerca de 10 agentes de viagens, com apoio da Azul Linhas Aéreas, marquem presença no evento. Segundo Carlos Figueira, Gerente de Promoção da Paratur o Governo do Estado, representado pela Paratur, levará importantes marcas de produtos locais, como derivados de frutos regionais produzidos pela Emater, brindes do Pólo Joalheiro, bombons de iguarias regionais e cheiro do Pará, entre outros produtos. Ele ressalta que entre as dez empresas que vão estar no evento está a Travel Inn Turismo, que atua em Belém, Marajó e Tapajós, entre outras regiões e o Belo Alter Hotel, localizado na vila de Alter-do-Chão, em Santarém, na Região do Tapajós. “Estivemos em diversas feiras nacionais e internacionais ao longo de 2012. Em cada estande apresentamos a nova marca do turismo paraense, inspirada em nossa cultura e natureza, com o slogan Pará, a obra prima da Amazônia.
Também apresentamos, através de plotagens de fotografias dos melhores fotógrafos paraenses, os segmentos sol e praia, eventos e negócios, que junto com a cultura e a natureza formam nossos cinco mais fortes segmentos, encontrados em nossas seis regiões turísticas: Belém, Marajó, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu”. Explica Socorro Costa.

FESTURIS 
 
Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, o Festival do Turismo de Gramado é voltado exclusivamente a profissionais do setor. Com cerca de 400 expositores, recebeu em sua última edição aproximadamente 14 mil profissionais com poder de decisão e agentes de viagem da América do Sul. O 24º Festuris se realiza de 22 a 25 de novembro, no Serra Park, em Gramado. A programação inclui congressos, feiras de negócios, painel show, lançamentos e outras atrações. Enfatizará na programação as temáticas Místico, Religioso, Esotérico e Cultural, mas o foco central é o cultural, com ênfase na gastronomia, artesanato e manifestações culturais.
Para estar em sintonia com a temática do evento a Paratur vai fazer um atendimento especializado no estande do Pará distribuindo: bombons de cupuaçu, biscoitos de castanha do Pará, licores de cupuaçu, açaí e jambú produzidos pela EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará). Como brindes à imprensa, agentes e operadores de turismo a Paratur vai distribuir o muiraquitã, símbolo da Amazõnia, bótons de Nossa Senhora de Nazaré e fitinhas, simbolozando o Círio de Nazaré enquanto manifestação religiosa, cultural e evento turístico. Um folheto com informações do turismo paraense será distribuído ao trade além de outros materiais informativos da gastronomia, guia de restaurantes de Belém e do Tapajós, catálogo de serviços e produtos. etc.
A Belemtur – Coordenadoria de Turismo de Belém, representará o turismo no município de Belém. Participam ainda as empresas: Amazônia 21, Chamma da Amazônia, TM TOUR, Terra Brasil, Rocha Turismo, Boeing Turismo, Lecytur Turismo, Brazil Amazon Tur, fortalecendo a presença do empresariado no evento, juntamente com o Governo do Estado, representado pela Paratur. 
 
Texto e Fotos: Benigna Soares  - (Foto 1) O secretário de Turismo do Pará, Adenauer Góes, na edição 2011 do Festuris em Gramado, ao lado dos realizadores do evento e da ex-secretária de Políticas de Turismo do MTUR, Bel Mesquita. A Participação da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) será por meio das Gerências de Promoção Nacional e Internacional, Gerência de Captação de Eventos e Gerência de Comunicação.
(Foto 2) O Festuris acontece simultaneamente à programação do Natal de Gramado, um dos mais bonitos eventos do Brasil com a temática natalina

Nenhum comentário:

Postar um comentário