domingo, 24 de fevereiro de 2013

Turismo religioso: Procissão do Senhor dos Passos acontece em 16 e 17/03 em Florianópolis

Realizada desde 1766, portanto, há 247 anos de forma ininterrupta, a Procissão do Senhor Jesus dos Passos, que este ano será realizada nos dias 16 e 17 de março, mantém-se como uma das maiores festas de fé e de religiosidade popular de Santa Catarina. Ela está ligada à tradicional Irmandade que lhe dá o nome e ao Hospital de Caridade que se constituiu no braço social e assistencial da bicentenária instituição.
A imagem do Senhor dos Passos de grande valor artístico, foi esculpida por Francisco Chagas, baiano, de cor negra. Ela proporciona a quem a contempla visão diferenciada, conforme o ângulo de observação.
Originalmente a imagem era destinada a uma igreja da cidade de Rio Grande/ RS. A embarcação que a trazia faz escala, para abastecimento na antiga Desterro (Florianópolis). Após três tentativas frustradas em seguir viagem ao Rio Grande devido as fortes tempestades inesperadas, a tripulação tomou como sinal divino de que a imagem deveria permanecer na Desterro, onde já havia recebido visitas nos dias que permaneceu no porto.Na procissão noturna, o andor da imagem do Senhor Jesus dos Passos é carregado pelos homens, que vão se revezando e o de nossa senhora das Dores, pelas mulheres. No domingo à tarde, as duas imagens percorrem as ruas centrais da cidade, quando em frente a Catedral há o histórico sermão do Encontro.Um dos momentos mais emocionantes da procissão acontece no sopé do Morro da Bela Vista, do Hospital, quando a imagem do Senhor Jesus dos Passos é levada a fazer um giro de 360 graus, como agradecendo e se despedindo por mais um ano da Cidade. Ao término da Procissão as imagens retornam à Capela, onde no decorrer do ano recebem as visitas de fiéis.

Programação:

Dia 17/03/2013 - Sábado
06h30 - Missa e Procissão do Carregador
Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos).
18h00 - Missa em honra ao Senhor Jesus dos Passos
20h00 – Transladação da Imagem do Senhor Jesus e da Nossa Senhora das Dores da Capela Menino Deus para a Catedral Metropolitana

Dia 18/03/2013 - Domingo
06h30 - Missa na Catedral Metropolitana com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos
16h00 – Procissão dos Encontros das do Senhor Jesus dos Passos com Nossa Senhora das Dores e sermão do Encontro
Pregador:
Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger
Arcebispo de Salvador – Primaz do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário