terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Em Jaguaruna, o chuveirão é uma hidromassagem ao ar livre

Além dos 37,5 quilômetros de orla marítima, Jaguaruna, se destaca por outros atrativos, como o famoso Chuveirão

Situado no Balneário Arroio Corrente, o Chuveirão, é abastecido pelas águas da Lagoa do Arroio Corrente, localizado poucos metros do ponto turístico. Com vazão de água de dois mil litros por segundo, o chuveirão proporciona uma hidromassagem ao ar livre. O Cartão Postal arrasta milhares de veranistas, moradores e turistas durante a temporada de verão.
É o caso da família do Loteamento Floresta, de Criciúma, que passa pelo local no mínimo dez vezes na temporada. “Se deixar ficamos aqui, mas temos que trabalhar”, brinca o eletricista, Anderson Laurentino. Rafaela de Freitas, moradora de Tubarão, também é adepta ao passeio pelo Chuveirão. “Sempre venho com minha família todos os anos, umas três, quatro vezes”, conta. Hoje o chuveirão é uma área de lazer para milhares de pessoas, de diversas regiões, mas poucos conhecem sua história, que tem mais de meio século de idade.
Segundo o Portal Satc, o cartão postal foi construído na década de 1950, para gerar energia à comunidade do Balneário Arroio Corrente. O primeiro açude foi feito de madeira, e para conduzir a água até a roda foi construído um valo. Depois da roda instalada, montou-se um gerador. A usina do Chuveirão forneceu energia para a comunidade durante oito anos. Com as constantes quedas de energia a usina foi desativada, a Prefeitura de Jaguaruna substituiu a rede e a luz passou então a ser fornecida pela Companhia Siderúrgica Nacional.
 Em 1987, a Associação de Moradores do construiu um açude novo de concreto armado, com uma queda de água de quatro metros, dando origem ao Chuveirão. Em 1996, o local foi remodelado e urbanizado, completamente reformado, deixando com um novo visual. A última reforma ocorreu em 2010, dando novos ares ao chuveirão. Uma repaginação feita pela Prefeitura Municipal, Governo Federal, Ministério do Turismo e com apoio da Tactebel.
Foram melhoradas a estética, com a colocação dos azulejos, higiene, com colocação de lixeiras, conforto e segurança. Além de melhorias na iluminação e no reflorestamento. Para chegar ao ponto turístico, localizado no balneário Arroio Corrente, o turista deve se dirigir ao centro do município pelo trevo de acesso na BR-101. Logo após o visitante deve seguir na rodovia SC-442 até o final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário