terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Encontro do Prodetur ressalta importância do turismo sustentável

Nesta segunda e terça-feira, o Centro de Convenções de Pernambuco recebe o Encontro do Prodetur Nacional, para discutir modelos de gestão para o turismo sustentável. "O desenvolvimento do turismo depende deste conjunto de ações integradas, que envolvem a infraestrutura para os destinos, com atenção às questões sociambientais e para a qualificação profissional", diz Carlos Henrique Sobral, diretor de Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo, do Ministério do Turismo.
O encontro reúne representantes de nove estados participantes do programa, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do MTur, com o objetivo de apresentar resultados concretos do Prodetur no país, neste caso, com uma vista ao Forte das Cinco Pontas, onde foi inaugurado o Museu da Cidade do Recife, em novembro do ano passado, com recursos do Ministério do Turismo. O ponto turístico havia ficado dois anos fechado para a reforma.
O diretor de Programas Regionais do MTur, Carlos Henrique, reforçou que o encontro visa fortalecer a capacidade de gestão de cada estado. "Um evento dessa natureza é importante para, junto com esses estados, podermos realizar trocas de experiências.”
A agenda do encontro contemplou, na segunda-feira (25) palestras e debates sobre o modelo de gestão implementado em Pernambuco, que permite a integração e o monitoramento de ações do programa. O painel contou com a participação do diretor de Financiamento e Promoção do Turismo do MTur, Hermano Carvalho, que abordou o potencial de investimentos privados que existe nas áreas do Prodetur.
As políticas de salvaguardas ambientais do BID e os sistemas de estatísticas turísticas do MTur também serão abordados nesta terça-feira (26), no Centro de Convenções. O encontro com participação de representantes dos estados do Ceará, Paraíba, Sergipe, Pará, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Goiás. O próximo encontro do Prodetur Nacional, ainda sem data definida, deve ser realizado na Bahia ou no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário