quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Destinos Turísticos: Estância de Governança Encantos do Sul

No ano de 2009 foi dada um passo importante para as políticas públicas nacionais de  turismo, apontando para novos rumos de profissionalização e seriedade nesta área econômica. As instâncias municipais de governança começaram a entender melhor conceitos como “posicionamento de mercado” e “qualidade de produtos e serviços turísticos”. Lembrando que o Poder Público não deve ser paternalista, deve, ao contrário, mostrar a realidade de um mercado extremamente competitivo, sazonal e diretamente ligado a características subjetivas como “bem-estar” e “status”, por exemplo.
Neste sentido a capacitação através de treinamentos, cursos, palestras e seminários tornou-se fundamental na ação de despertar nos empreendedores ligados ao turismo – principalmente do interior do Brasil - um senso mais profissional sobre o mercado. A proposta que os projetos e as políticas públicas de turismo devem trabalhar é aquela voltada ao fortalecimento profissional e institucional dos profissionais do turismo espalhados pelo Brasil. Um turismo forte se faz com profissionais.
Assim sendo, é importante ressaltar o Programa Roteiros do Brasil, que trabalha a Regionalização Turística no Brasil, parece estar funcionando muito bem, quando consideramos os avanços conseguidos na mais diversas regiões e, principalmente na Estância de Governança Encantos do Sul, em Santa Catarina.
Novo presidente vê perspectivas positivas no destino dos Encantos do Sul 
O presidente da Estância de Governança Encantos do Sul que abriga 32 municípios da região Sul do Estado de Santa Catarina, Adilson Silvestre, que assumiu a direção da entidade em novembro do ano passado, expõe que a proposta maior de sua gestão é tornar factível algumas ações que já foram propostas e feitas pela administração o anterior. Na época, o presidente Murilo Bortoluzzi correu atrás de projetos, onde muitos deles foram implementados, mas ainda não concretizados. “É objetivo nosso nesta gestão de quatro anos, assumimos no mês de novembro último,  levar adiante esses projetos e podemos citar que, neste pouco tempo à frente da entidade, fomos agraciados pelo secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Beto Martins, em conseguir uma sinalização para a região, seis placas para cada município, num total de 32, são 190 placas indicativas, aos que participam da Estância de Governança Encantos do Sul”, explica.
Sobre a participação das estâncias de governança no desenvolvimento do setor turístico, Adilson Silvestre concorda plenamente e aponta que esse é o maior foco, o turismo integrado. Não se consegue trazer um turista para cá, e eu sei muito bem disso por experiência de meu empreendimento, nem se consegue cativar o turista para ficar uma longa data. Com a criação desses roteiros turísticos, que essa é a grande proposta, você consegue cativar o turista com um roteiro de visitas às belezas que temos em toda a região. Você pode encaminhar o turista para um município próximo ou a um estabelecimento que você sabe que será bem atendido. Na verdade, o turista está cada vez mais exigente e é com essa premissa que temos que buscar  coisas melhores para atraí-los.  Ele precisa ter atrativos para gostar e ficar nesse destino, na sua região”, observou Silvestre. O presidente explicou ainda que a Estância de governança é formada por um conselho onde cada secretário de turismo dos municípios são membros Também entidades de classes dos municípios estão interligadas, em casos especiais, as associações empresariais. Como exemplo, a Estância de governança Encantos do Sul estava ligada a ACIT – Associação Comercial e Industrial de Tubarão e agora ligada na ACIM – Associação Comercial e Industrial de Imbituba.
Um dos objetivos que a Estância de Governança Encantos do Sul tem para os próximos meses é formar e capacitar melhor os receptores do turismo. “Não se pode deixar de pensar que um recepcionista de hotel, por exemplo, que ele é a porta principal do turista que chega à cidade. Essa pessoa tem de estar bem preparada, saber outros idiomas, tem que ser cortes e conhecer toda a região para poder prestar todas as informações que o turista precisar. Já começar a cativar o turista ou hóspede a conhecer a região. Vamos pleitear junto ao governo do Estado e até mesmo ao Federal, que tem programas específicos visando a melhor capacitação desses receptores da estâncias de governança e gastronomia”, frisou.
Turismo local
O turismo local, segundo Adilson Silvestre, vem crescendo a cada ano, na média de 20 por cento,. Em número de visitantes.  “O destaque da Praia do Rosa, que pertence ao seleto clube das baías mais belas do mundo, é um destaque internacional que atrai o turista, a nossa praia da Vila, em virtude do WCT, com as competições do surf também é muito comentada e isso deixa mostras que o município de Imbituba está em plena ascenção. É evidente que ainda faltam muitas coisas para atingirmos a maturidade no turismo Imbituba tem de destacado por ser uma praia familiar, uma cidade onde as pessoas que aqui chegam vêem o povo andando tranquilamente na rua, não tem o estresse da cidade grande e isso é um diferencial de outros locais turísticos que temos em Santa Catarina.
Turismo ferroviário

A reunião ocorrida no Ministério do Turismo, na semana passada, onde foi criado um Grupo de Estudos Turísticos para o desenvolvimento do turismo ferroviário é visto com bons olhos pelo presidente do Encantos do Sul. “Esse já é um projeto que já existia dentro da Estância, através da administração anterior, vamos tornar factível algumas ações e entre elas é essa. Nós temos em Criciúma que é um dos pontos finais, um turismo para se ver como a Mina de Visitação, você colocar passageiros para se deslocar até Imbituba, já é um diferencial bastante grande. O que depender da Estância para se buscar essa condição, faremos o possível para se tornar realidade”, complementou. 
 
Encantos do Sul
O litoral Sul de Santa Catarina é uma terra surpreendente. Cidades históricas e vilas de pescadores dividem a paisagem de belas praias, lagoas, baías e enseadas protegidas, onde as baleias-francas buscam refúgio. Em direção ao interior, estradas boas e bem sinalizadas atravessam cidades fundadas por imigrantes italianos, localidades de origem alemã e um grande complexo termal antes de galgar a serra rumo ao Planalto.
 
Encontro de 2009 definiu focos turísticos para a região
Mais de 25 representantes de 10 municípios da região Sul participaram das definições da Estância de Governança Encantos do Sul, projeto criado pelo governo do Estado a partir do Programa de Municipalização do Turismo para orientação das ações no setor, na Pousada Dom Laurindo, em São Martinho. No encontro, foram definidas como bandeiras da região para divulgação turística as praias, o turismo religioso e o turismo rural.
“Estes três focos, além do turismo termal, que já é trabalhado pelo governo do Estado, serão os pontos fortes da nossa divulgação – defendeu Murilo Bortoluzzi, presidente da Estância de Governança Encantos do Sul, naquele período. Ele destacou que “o turismo é um grande negócio para a nossa região e precisa ser melhor organizado, daí os esforços conjuntos das prefeituras, dos empresários e do governo do Estado” A prefeita da cidade, Leonete Loffi (DEM), reiterou que para o turista não existem divisões geopolíticas.” O turista não quer saber em qual município ele está. Ele quer é ser feliz no destino que escolheu e, por isso, nós precisamos integrar nossos roteiros para oferecer a maior variedade de opções que temos – indicou. “A integração de ações vai dar mais visibilidade para todos os atrativos da região. Assim o fluxo de turistas deve aumentar, trazendo mais prosperidade e novos investimentos no setor, em nossa região, que já é muito rica em opções”,  analisou o presidente do Convention & Visitors Bureau Encantos do Sul, João Marcelino de Carvalho Júnior.
IMBITUBA É UM DOS DESTINOS TURÍSTICOS DA ESTÃNCIA DE GOVERNANÇA ENCANTOS DO SUL
Os encantos das praias de Imbituba atraem visitantes de todo o Brasil e do exterior. A Praia do Rosa está entre as 30 baías mais belas do planeta; a Praia da Vila, por suas ondas perfeitas, sedia etapa do Circuito Mundial de Surfe (WCT), e a Lagoa de Ibiraquera é uma das melhores raias do país para a prática de windsurfe.
Última armação baleeira do Brasil a pendurar o arpão, em 1973, hoje Imbituba está no coração da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, criada pelo governo federal em 2000 para proteger a espécie. Após quatro séculos de pesca, as baleias-francas desapareceram do litoral catarinense. Na década de 1980, foram avistados alguns grupos desse mamífero, o que desenvolveu e profissionalizou o turismo de observação de baleias. Desde então, as baleias-francas retornam às enseadas do Sul de Santa Catarina entre junho e novembro – em média, 100 por temporada.
É aqui, também, que se encontra um dos principais portos brasileiros. Foi instalado na enseada aberta, junto da Ponta de Imbituba, no início do século XX, para escoar o carvão descoberto nas minas de Criciúma e Tubarão em 1870. O Centro Histórico de Imbituba conserva edificações que testemunham a época de prosperidade do carvão, em torno da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, na praça que homenageia Henrique Lage (1881- 1941), empreendedor brasileiro da área da mineração.
PRINCIPAIS
 ATRATIVOS
As belezas naturais do município atraem milhares de turistas, principalmente durante a temporada de verão. As praias da Vila e do Rosa são as mais famosas, mas as praias do Porto, d’Água, da Ribanceira, da Barra de Ibiraquera, do Luz e de Itapirubá (que Imbituba divide com Laguna) possuem características e fascínios próprios. A cidade tem quatro ilhas: das Araras, do Batuta e as ilhas Santana de Dentro e Santana de Fora, que são vistas da Praia da Vila. Os molhes da Praia do Porto são pontos de pesca. Agreste e com acesso por trilha, a Praia d’Água tem uma fonte de água potável no seu canto Norte, próximo à Praia da Ribanceira, onde há casas de veraneio. Ao Sul, no limite com Laguna, a Praia de Itapirubá estende-se por 12 km, com bons hotéis, restaurantes e casas de veraneio. Todas as praias são pontos de observação de baleias-francas de junho a novembro.
 
Lahoa de Ibiraquera

A Lagoa de Ibiraquera é raia de campeonatos nacionais e internacionais de windsurfe e kitesurfe. A 18 km do centro de Imbituba, a sossegada vila de pescadores cresce junto com a vizinha Praia do Rosa, com a qual compartilha estrutura de restaurantes e pousadas de charme. A Barra de Ibiraquera deságua entre dunas na agreste Praia do Luz, diante da Ilha do Batuta, que se separa da Praia do Rosa pelo Morro do Canto Sul. www.barradeibiraquera.com.br 
Praia do Rosa 
É a única representante brasileira no Clube das Mais Belas Baías do Mundo – organização não governamental criada em Berlim, na Alemanha, em 2001, com o reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Com duas lagoas à beira-mar – a do Meio, de água salobra, e a Doce, no Rosa Sul –, cercadas por vegetação nativa, é um balneário charmoso com boas ondas para o surfe, restaurantes sofisticados e pousadas de charme que encantam tanto aventureiros quanto viajantes exigentes. Fica a 22 km do centro de Imbituba (pela Lagoa de Ibiraquera) e a 18 km de Garopaba. No Rosa Norte, há uma trilha bem sinalizada até a Praia Vermelha. No Canto Sul, está a Praia do Portinho. www.guiadorosa.com. www.praiadorosa.com.br. www.world-bays.com
O QUE FAZER
A Praia da Vila destaca-se pela qualidade e pelo tamanho das ondas, que podem chegar a 5 m de altura. Recebe uma das etapas do circuito da elite mundial do esporte, o World Championship Tour (WCT). As ondas dos cantos Norte e Sul da Praia do Rosa também favorecem o surfe. No Rosa, durante o verão, a Lagoa do Meio, de água salobra que se comunica com o mar, é o local para onde as escolas de surfe trazem seus alunos, a fim de treinar manobras sobre a prancha antes de enfrentarem as ondas. As escolas locais oferecem aulas individuais e em grupos, de até oito horas (em três dias).
Ver escolas de surfe no site: www.aspworldtour.com
Escola do Capitão Davi
Praia do Rosa, anexo ao deque da Pousada Fazenda Rosa.
Fone: (48) 9905-7002
Windsurfe e kitesurfe  
A Praia do Luz é considerada um dos melhores pontos de windsurfe em ondas do país. Com fundo de areia, costuma ter ondas grandes, principalmente em dias de vento Nordeste ou Sudoeste. É dividida da chamada Praia de Ibiraquera, que se estende ao Sul (em direção ao Porto de Imbituba), pela barra da lagoa de mesmo nome. A Lagoa de Ibiraquera apresenta condições ideais para a prática do slalom (manobras em zigue-zague). As escolas de Ibiraquera também realizam passeios até a Ilha do Batuta e alugam pranchões e equipamentos de stand up surfe (surfe com remo). 
Escola de Windsurf Porto Jerivá
SC-434, Km 12.
Fone: (48) 9977-4356

Kite & Surf
(48) 3255-1251
Fone: (48) 9973-7439
Pousada Raia 1
Oferece cursos de surfe, windsurfe e kitesurfe.
Estrada Geral Barra Ibiraquera, 84, Barra de Ibiraquera.
Fone: (48) 3355-0065
Cicloturismo – Rota das Baleias
Há um roteiro para ser percorrido de bicicleta feito especialmente para avistagem de baleias-francas e que passa por costões, dunas e restingas. Há dois pontos de partida: em Imbituba, na Praia de Itapirubá, e em Laguna, no Farol de Santa Marta. Os cicloturistas seguem pelas praias da Ribanceira, de Ibiraquera e do Rosa, em Imbituba; do Ouvidor, da Barra, da Ferrugem e do Siriú, em Garopaba; até a da Guarda do Embaú, da Pinheira e do Sonho, em Palhoça. O passeio, acompanhado por guias que falam inglês, alemão e espanhol, dura de dois a quatro dias. As saídas ocorrem entre julho e novembro.
Caminhos do Sertão Cicloturismo
Fone: (48) 3234-7712
Fone: (48) 8407-8103
Observação de Baleias 
No centro da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APA), Imbituba tem pontos privilegiados de observação da …ubalaena australis, a segunda espécie mais ameaçada de extinção entre as 11 existentes no planeta. A temporada de avistagem começa em junho e se estende até o início de novembro. As baleias vêm da gelada Patagônia para dar à luz seus filhotes e amamentá-los nesse trecho da costa catarinense, caracterizada por enseadas protegidas por promontórios. O município cedeu ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a estrutura necessária para a instalação da gerência da APA, que abrange 156 mil hectares do litoral catarinense (desde o Balneário Rincão, em Içara, até o Sul de Florianópolis). O Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca funciona na Praia de Itapirubá. Há operadoras especializadas em passeios de barco para quem deseja ver os cetáceos de perto, sempre respeitando o bem-estar dos animais.
Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca
Praia de Itapirubá.
Fone: (48) 3255-2922
Turismo Vida Sol e Mar – Operadora de observação de baleias
Estrada Geral da Praia do Rosa, s/n, Ibiraquera.
Fone: (48) 3254-4199
Associação de Guias da APA (AGTA) – Operadora de observação de baleias
Av. Beira- Mar, 10, Centro (anexo à Pousada o Janguadeiro).
Fone: (48) 9977-6352
Fone: (48) 9948-2224.
VIDA NOTURNA

As noites de verão na Praia do Rosa atraem surfistas e jovens do Sul e Sudeste do Brasil, da Argentina, do Uruguai e de outros países. O movimento maior é no centrinho de bares, restaurantes e lojas, no cruzamento da estrada geral do Rosa (que vai até o canto Sul da praia) e da estrada que leva até a Lagoa de Ibiraquera. As casas noturnas mantêm programação de shows e discotecagem (pop, reggae, música eletrônica) no verão. 
GASTRONOMIA
Restaurantes de charme nas praias do Rosa e de Ibiraquera contribuem para a formação de um polo gastronômico na região, com releituras contemporâneas do cardápio açoriano à base de frutos do mar. São ambientes aconchegantes, decorados com criatividade e bom gosto. Também há boas opções de pizzarias e comida oriental (indiana, tailandesa e japonesa).
Sabores do Mundo na Praia do Rosa
Festival promovido pelas Pousadas do Rosa Associadas (Proa) em parceria com 14 restaurantes, celebra as criações gastronômicas dos chefs locais – da cozinha regional, à base de frutos do mar, a iguarias da culinária internacional. Durante os 15 dias do evento, entre julho e agosto, os pratos são servidos a preços convidativos e 14 pousadas oferecem diárias com descontos de até 20%. www.praiadorosa.com.br/saboresdomundo 
FESTAS E EVENTOS
Réveillon
É o pico do movimento na Praia do Rosa, com festas e show de fogos de artifício com cerca de 15 minutos de duração, promovidos pelas pousadas locais. Os visitantes lotam toda a extensão da praia na noite da virada. Na tarde de 31 de dezembro, a polícia proíbe o tráfego de automóveis na estrada geral até o Sul do Rosa, para evitar congestionamentos e garantir a segurança das comemorações. A Prefeitura de Imbituba promove o Show da Virada na Praia da Vila.
Festa Nacional do Camarão
Ocorre em fevereiro, no Pavi-lhão Municipal de Eventos, onde está instalada a Casa do Camarão, com restaurantes que servem pratos e petiscos à base do crustáceo e feiras que vendem produtos da indústria e do artesanato local. A festa, em data móvel, dura quatro dias, animada por shows de bandas regionais, nacionais e internacionais.
Parque Municipal de Eventos
Rua Três de Outubro,s/n, Centro.
Fone: (48) 3255-2374
WCT 
Próxima ao centro da cidade,a Praia da Vila é a única da América Latina a sediar etapa do Circuito Mundial de Surfe (World Championship Tour – WCT) desde 2003. O calendário varia, mas os eventos mais recentes têm sido marcados entre abril e maio. O campeo-nato, organizado pela Associação dos Surfistas Profissionais, ranqueia os 45 melhores atletas do planeta. www.aspworldtour.com 

SERVIÇOS 

Infraestrutura
A cidade tem boa estrutura de comércio e serviços. Há hotéis e pousadas no Centro e nas praias da Vila e de Itapirubá (que divide com Laguna). Quase a totalidade dos cerca de 80 meios de hospedagem do município, porém, ficam nas praias do Rosa ou de Ibiraquera. Destino turístico reconhecido internacionalmente, a Praia do Rosa caracteriza-se por suas pousadas rústico-chiques.
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turístico
Fone: (48) 3255-2374
Hospedagem: 3.300 leitos 
ACESSOS
Por via aérea
O centro de Imbituba fica a 100 km do aeroporto de Florianópolis, que recebe voos regulares das principais capitais brasileiras.
Aeroporto Internacional Hercílio Luz – Florianópolis
Av. Dep. Diomício Freitas, 3.393, Carianos.
Fone: (48) 3331-4000
Por via rodoviária
De Laguna: SC-436 e BR-101.
De Florianópolis: BR-101.
De Curitiba: BRs 376 e 101.
De Porto Alegre: BRs 290 (Freeway) e 101. 
Distâncias de Imbituba
Imaruí        29 km
Laguna        34 km
Florianópolis     91 km
Curitiba        376 km
Porto Alegre    379 km

Nenhum comentário:

Postar um comentário