quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Programa qualifica e impulsiona Vias Gastronômicas de Florianópolis

Aporte coordenado pelo Sebrae/SC, ACIF e Abrasel/SC é de R$ 1,6 milhão. Dez Vias Gastronômicas serão contempladas em quatro anos
Melhorar a gestão e o atendimento dos negócios, promover parcerias e ações de marketing são as premissas de um programa lançado nesta terça-feira (26) com foco nas Vias Gastronômicas de Florianópolis. Desenvolvido pelo Sebrae/SC, ACIF e Abrasel-SC, o programa de estruturação e qualificação de Vias Gastronômicas na Capital pretende transformar a cidade no principal destino gastronômico do país. Durante os quatro anos do programa, 260 negócios do segmento devem ser atendidos.
O programa disponibiliza ferramentas para o aprimoramento da gestão, ampliando o número de estabelecimentos capazes de oferecer produtos e atendimento de qualidade; para a criação de identidade visual e estratégias de marketing conjuntas; melhoras na infraestrutura; acesso a mercado entre outras, seguindo a metodologia de núcleos setoriais da ACIF, por meio do Programa Empreender, do Sebrae/SC. A Abrasel oferece consultorias e capacitação para empresários, voltados especificamente para o setor. “O programa tem foco na governança e na gestão dos negócios, busca ampliar mercados e agregar ações de inovação ao ramo de alimentação fora do lar. É um programa inédito, que será referência nacional”, destaca Sérgio Cardoso, diretor de administração e finanças do Sebrae/SC.
A Via de Coqueiros é o ponto de partida do programa. No local, os empresários já estão organizados em uma associação, que tem orientação do Sebrae/SC, da ACIF e da Abrasel/SC. Foi após um curso do Sebrae/SC, o Empretec, que o empresário Alexandre Osanai mudou suas estratégias de mercado. Proprietário de um barzinho de petiscos e música ao vivo, na via gastronômica de Coqueiros, ele decidiu transformar o local em um restaurante de comida japonesa. “Era um bar que vendia de tudo, mas não vendia nada. Hoje temos um cardápio diferenciado, aprovado pelos clientes”, conta. Osanai destaca a importância da parceria com os restaurantes da via para a promoção de ações de capacitação, marketing e compras coletivas.
O presidente da ACIF, Doreni Caramori Jr. (foto), aponta o associativismo justamente como um dos pontos fortes do programa. “No mundo moderno as pessoas não resolvem seus problemas sozinhas, é preciso ter cooperação entre os empresários”, sustenta. Segundo Caramori Jr., “o programa, além de gerar maior competitividade aos empresários, poderá servir como difusor para novos produtos turísticos para a cidade”, destaca. Fábio Queiroz, presidente da Abrasel-SC, acrescenta que a parceria entre as entidades locais ofertará aos empresários todo know-how para a formação de uma Via completa e de sucesso. Também estão entre os selecionados para o programa grupos de empresários dos Ingleses, Cachoeira do Bom Jesus, Ribeirão da Ilha e Sambaqui. As Vias Gastronômicas de Santo Antônio de Lisboa e da Lagoa da Conceição estão sendo prospectadas.
O evento de lançamento do programa, no Ágape Restaurante, em Coqueiros, contou com a presença de donos de bares e restaurantes, diretores e consultores das entidades promotoras; do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS), da secretária Municipal de Turismo Maria Cláudia Evangelista, do secretário municipal do Continente, João Batista Nunes e de outras autoridades do poder público da Capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário