Aporte coordenado pelo Sebrae/SC, ACIF e Abrasel/SC é de R$ 1,6 milhão. Dez Vias
Gastronômicas serão contempladas em quatro anos
Melhorar a
gestão e o atendimento dos negócios, promover parcerias e ações de marketing são
as premissas de um programa lançado nesta terça-feira (26) com foco nas Vias
Gastronômicas de Florianópolis.
Desenvolvido pelo Sebrae/SC, ACIF e Abrasel-SC, o programa de estruturação e
qualificação de Vias Gastronômicas na Capital pretende transformar a cidade no
principal destino gastronômico do país. Durante os quatro anos do programa, 260
negócios do segmento devem ser atendidos.
O programa disponibiliza
ferramentas para o aprimoramento da gestão, ampliando o número de
estabelecimentos capazes de oferecer produtos e atendimento de qualidade; para a
criação de identidade visual e estratégias de marketing conjuntas; melhoras na
infraestrutura; acesso a mercado entre outras, seguindo a metodologia de núcleos
setoriais da ACIF, por meio do Programa Empreender, do Sebrae/SC. A Abrasel oferece
consultorias e capacitação para empresários, voltados especificamente para o
setor. “O programa tem foco na governança e na gestão dos negócios, busca
ampliar mercados e agregar ações de inovação ao ramo de alimentação fora do lar.
É um programa inédito, que será referência nacional”, destaca Sérgio Cardoso,
diretor de administração e finanças do Sebrae/SC.
A Via de Coqueiros é o ponto de partida do
programa. No local, os empresários já estão organizados em uma associação, que
tem orientação do Sebrae/SC, da ACIF e da Abrasel/SC. Foi após um curso do Sebrae/SC, o Empretec, que o
empresário Alexandre Osanai mudou suas estratégias de mercado. Proprietário de
um barzinho de petiscos e música ao vivo, na via gastronômica de Coqueiros, ele
decidiu transformar o local em um restaurante de comida japonesa. “Era um bar
que vendia de tudo, mas não vendia nada. Hoje temos um cardápio diferenciado,
aprovado pelos clientes”, conta. Osanai destaca a importância da parceria com os
restaurantes da via para a promoção de ações de capacitação, marketing e compras
coletivas.
O presidente da ACIF, Doreni Caramori Jr. (foto), aponta o
associativismo justamente como um dos pontos fortes do programa. “No mundo
moderno as pessoas não resolvem seus problemas sozinhas, é preciso ter
cooperação entre os empresários”, sustenta. Segundo Caramori Jr., “o programa,
além de gerar maior competitividade aos empresários, poderá servir como difusor
para novos produtos turísticos para a cidade”, destaca. Fábio Queiroz,
presidente da Abrasel-SC, acrescenta que a parceria entre as entidades locais
ofertará aos empresários todo know-how para a formação de uma Via completa e de
sucesso. Também estão entre os selecionados para o programa grupos de
empresários dos Ingleses, Cachoeira do Bom Jesus, Ribeirão da Ilha e Sambaqui. As
Vias Gastronômicas de Santo Antônio de Lisboa e da Lagoa da Conceição estão
sendo prospectadas.
O evento de lançamento do programa, no Ágape
Restaurante, em Coqueiros, contou com a presença de donos de bares e
restaurantes, diretores e consultores das entidades promotoras; do Sindicato de
Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS), da secretária Municipal de Turismo Maria
Cláudia Evangelista, do secretário municipal do Continente, João Batista Nunes e
de outras autoridades do poder público da Capital.
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