sábado, 2 de fevereiro de 2013

Região do Vale do Araranguá terá raio x do turismo

"Praia Grande é o município mais desenvolvido turisticamente na região". A afirmação foi feita pela coordenadora de Turismo, Cultura e Meio Ambiente da Associação de Municípios do Extremo-Sul Catarinense (Amesc), Cristiane Tonetto Biléssimo, durante entrevista ao jornal Correio do Sul. A informação tem base no diagnóstico que está sendo realizado nos 15 municípios pelo comitê temático do turismo da Amesc. A cidade que abriga os famosos cânions possui infra-estrutura turística como hotéis e pousadas direcionadas a atender a demanda de turistas, restaurantes e bares oferecendo refeições com culinária típica rural, serviço de guias organizado através de uma associação e ainda oferece como produto especial o turismo de aventura e o eco turismo. A constatação foi possível graças ao questionário que está sendo realizado nos municípios e visa detectar as potencialidades e também as fraquezas no setor.
Segundo Cristiane, este novo raio x do turismo vai servir como base para a criação e implantação de um plano local de fortalecimento do turismo regional. "Nosso objetivo é nortear os municípios para desenvolver localmente o turismo e paralelo a isso, criarmos em esforço conjunto um turismo integrado em que todos poderão colher os frutos juntos", explicou. No questionário minucioso que deve ser respondido pelos municípios, estão questões referentes à hospedagem, incluindo número de hotéis, pousadas, restaurantes e bares; alimentação, campings, balneários, museus, igrejas, lojas, hospitais, associações de artesanato, entre outras.
Os dirigentes de turismo de cada cidade precisam explicar ainda que esforços são realizados para criar e promover produtos regionais, se existem iniciativas de promoção a réplicas geológicas, se há produção e oferta de lembranças de recordações do local, de que forma o artesanato é promovido e se recebe incentivo para isso. As informações já foram respondidas por alguns municípios e serão agora revisadas. Os dados servirão para elaboração do plano de desenvolvimento turístico de cada município, que será arquitetado em parceria com a Amesc.
 Entre os principais problemas já detectados no estudo, Cristiane aponta a necessidade de organizar e formatar outras atrações turísticas. "Nossa região possui produtos já consolidados como o turismo de aventura, o eco turismo e o turismo de sol e mar, mas precisamos incentivar a criação e o surgimento de novas opções. O turismo rural seria uma excelente alternativa para muitos municípios aqui," destaca.
Outra problemática já apontada é em relação a estrutura existente, ou melhor, a falta dela. Banheiros, estacionamento, acesso (vias e tipos de transporte), turismo guiado, painéis informativos e educativos, estão entre as deficiências. "O Morro dos Conventos é exemplo disso. Um local belíssimo que atrai muitos turistas e não possui infra-estrutura. Precisamos mudar esse conceito", apontou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário