quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Balneário Camboriú: 740 mil turistas visitaram a cidade no mês de janeiro


Janeiro é o mês que concentra a maior presença de turistas em Balneário Camboriú. É o que revela o cálculo feito pelo setor de planejamento da Secretaria de Turismo (Sectur) para obter o resultado do fluxo turístico ao longo dos anos. As férias escolares e profissionais, somadas ao verão, trazem milhares de visitantes à cidade, movimentando a rede hoteleira, o comércio, os setores de gastronomia e de lazer.
O primeiro mês do ano registrou o fluxo turístico de 742.694 visitantes na Capital Catarinense do Turismo, mantendo o patamar, comparado ao mesmo período do ano passado. A referência é obtida a partir da produção de resíduo domiciliar (contando 700 gramas diárias produzido por pessoa) e com o dado de que a cidade tem 113.319 habitantes fixos (estimativa em 2012 do IBGE).



Para a diretora geral da Secretaria de Turismo, Jamile Santana, as campanhas de marketing que divulgam Balneário Camboriú pelo Brasil e no exterior são fundamentais para que o turista se sinta convidado a estar na cidade. “Nosso trabalho é mostrar o quanto o município deseja recebê-los. O investimento feito pelo poder público e trade durante o ano revela isso. Mas nós também queremos que nossos moradores se sintam hospitaleiros, pois outra grande divulgação parte de quem está aqui e vive todos os dias nosso potencial como destino turístico.”

Passagem pelo PIT

O Portal de Informações Turísticas (PIT) contabilizou que 1.032 ônibus entraram no município em janeiro, trazendo 43.305 visitantes, destes 40.310 ficaram hospedados na cidade. O turismo internacional (Mercosul) somou 22.823 visitantes, sendo 13.288 argentinos, 5.063 paraguaios, 3.328 uruguaios e 1.144 chilenos.
A demanda por cidades mostra que as quatro primeiras colocadas são do exterior: Córdoba/ARG, com 5.604 visitantes, Asuncion/PAR, com 4.630, Montevideo/URU com 3.123 e Buenos Aires/ARG com 1.652.


Com referência ao turismo nacional, foram 20.466 visitantes, sendo os maiores emissores os estados de São Paulo (8.209), Paraná (2.999), Minas Gerais (2.531), Rio Grande do Sul (1.191) e Santa Catarina (1.520). No ranking por cidades, lideram: Florianópolis/SC (1.276), Presidente Prudente/SP (710), Santa Cruz do Rio Pardo/SP (505), Belo Horizonte/MG (373), Maringá/PR (321) e Fernandópolis/SP (320).
Setor hoteleiro
O índice de ocupação nos hotéis divulgado pelo Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Balneário Camboriú (Sindisol) marcou em janeiro 85%. “Foi um de nossos melhores meses. Não podemos reclamar. Para marcarmos um percentual tão alto, isso significa que os quartos tiveram hospedes praticamente todos os dias”, declara Dirce Fistarol, diretora de Hospedagem do Sindisol, antecipando que para o Carnaval deveremos ter número parecido.


Carnaval da melhor idade acontece nesta quinta-feira em Balneário Camboriú

O baile de carnaval da melhor idade acontece nesta quinta-feira (7), nas dependências do Centro Comunitário Casa da Sogra. A folia começa às 14h e seguirá durante toda à tarde. Na ocasião serão eleitos o Rei e a Rainha do Carnaval da Melhor Idade de Balneário Camboriú 2013. O encontro é promovido pela prefeitura e todos os idosos do município estão convidados a participar.
Segundo a organização do evento, durante o baile deste ano serão tocadas ao vivo as contagiantes marchinhas tradicionais de carnaval. Todos os anos os foliões da terceira idade extravasam alegria com suas fantasias montadas ao longo do ano. “Esperamos que o baile proporcione lazer e entretenimento aos idosos, mantendo a tradição de todos os anos anteriores”, enfatizou Juçara Weissheimer, diretora do departamento do idoso.
O secretário de Inclusão Social, Luiz Maraschin, destacou a importância de uma festa como esta para a terceira idade. “Eles se preparam o ano inteiro para este momento de descontração. Esperamos que muitos idosos participem desta tradicional comemoração”, ressaltou Maraschin.
Mais informações com a diretora do departamento do idoso, Juçara Weissheimer, através do telefone (47) 3363-2745.


Nenhum comentário:

Postar um comentário