domingo, 10 de fevereiro de 2013

Carnaval da família reúne comunidade da Rua de Baixo em Imbituba

Dar um chute na tristeza e cair na folia junto com a família, hoje em dia, está raro de se ver. Mas, em Imbituba, ao lado do Restaurante e Pousada Jangadeiro, na rua de Baixo, há quatro anos, ...os moradores se reúnem para fazer a festa. Não só no carnaval, como também nas festas juninas.
 No meio da tarde deste domingo a muvuca começou a tomar conta da rua de Baixo, em frente a casa do “seo” Tóia,, Antonio Valter Pires, que gentilmente cede o espaço para os moradores fazerem a festa. Um bloco com mestre de bateria, músicos profissionais que não cobram cache, tudo para a alegria dos moradores, mostra que a amizade e o espírito de vizinhança vale mais do que qualquer coisa. A festa é organizada pela AMRB- Associação dos Moradores da Rua de Baixo e após o desfile pelas imediações retorna ao local para a degustação de uma saborosa canja. 
 No samba enredo, de autoria de Amauri Castro, diz que “Cada dia que vai se passando, mais bonita a Imbituba vai ficando e isso aqui até parece...Paris...Neste samba sinceramente eu acho, que devo homenagear a rua de Baixo, lugar de gente humilde e ao mesmo tempo feliz.
Amauri Castro procurou lembrar o passado e da história da rua de Baixo onde ficava a Casa Glória que vendia fiado para pagar no fim do mês. Na década de 20, marcou a chegada de Henrique Lage nessa rua de Imbituba e aí o progresso começou. Fala da Dona Liduína, da garapeira do Hermínio Rosso, família Pitigliani, Pensão do Piero, Farmácia do Luiz Silveira, o armazém do mané gerente, do teatro do Melquíades Soares, do conjunto do Augusto Nogueira...Enfim...como diz a frase final da letra do samba enredo: “A rua de Baixo foi o coração de Imbituba um dia”.  A partir das 18 horas iniciou a concentração e por volta das 20 horas o bloco saiu pelas imediações da rua de Baixo fazendo um verdadeiro arrastão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário