sábado, 3 de março de 2012

Comércio fatura mais, hotéis enchem menos em Santa Catarina

Fecomércio faz balanço do verão em Florianópolis, Balneário Camboriú e Imbituba.
O turista que escolheu SC para passar as férias veio em família, fez compras e gostou de quase toda a infraestrutura e dos serviços que encontrou. Mas para a rede hoteleira esta temporada não foi tão boa quanto poderia. Na Capital e em Imbituba, houve queda no faturamento dos hotéis em relação a temporada passada. Estas são algumas das conclusões do estudo da Fecomércio-SC, que ouviu quase 2 mil turistas, 881 estabelecimentos comerciais e 102 hotéis. Os resultados do levantamento serão divulgados oficialmente nesta sexta-feira, dia 2.
A pesquisa revela que a maioria dos visitantes de Florianópolis, Balneário Camboriú e Imbituba foi de homens e com idade de até 40 anos. A pesquisa pediu para os turistas avaliarem 14 itens sobre a qualidade de serviços e das infraestruturas. Florianópolis saiu na frente apenas na avaliação da hospedagem. Imbituba teve melhor nota em relação ao serviço prestado nos hotéis e em bares. Mas Balneário Camboriú destacou-se em 11 itens, incluindo os de atendimento no comércio, gastronomia, opções de lazer e infraestrutura. A praia no Litoral Norte também registrou a maior permanência média dos turistas, próxima de duas semanas. Florianópolis aparece em seguida, com uma estadia média de nove dias e meio. Durante o tempo que ficaram nas cidades, os visitantes gastaram principalmente com hospedagem e transporte. Cada entrevistado estimava gastar com estes itens, mais alimentação, lazer e no comércio, pouco mais de R$ 1,8 mil na Capital, quase R$ 1,9 mil em Balneário Camboriú e R$ 1,2 mil em Imbituba.A Capital também teve o maior incremento no faturamento do comércio em comparação com a temporada passada: 7,38%.
Outro dado positivo é que 34% dos comerciantes consideraram que aumentou o movimento nesta temporada. Para atender a demanda maior, os comerciantes da Capital reforçaram as suas equipes com a média de 2,44 funcionários temporários. Destes, 40,7% deveriam ser efetivados após o verão. Mas para os hotéis, a temporada não foi tão boa. Estabelecimentos em Florianópolis e em Imbituba registraram uma queda no faturamento, se comparado com a temporada anterior. Para o presidente da Fecomércio-SC, Bruno Breithaupt (foto), a pesquisa servirá de fonte para que o trade turístico atue para promover os ajustes cobrados pelos turistas.

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